Em Sessão Solene realizada nesta sexta-feira (08/04), na Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, o engenheiro agrônomo Nilo Kern Cortez foi agraciado com o Título de Cidadão Lajeadense.

Cortez possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972). Aposentado, engenheiro agrônomo da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (EMATER/RS – ASCAR), onde exerceu as atividades por 37 anos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Elaboração e Implantação de Projetos Agroindustriais e curso de especialização em Bases Ecológicas para a Gestão Ambiental pela UNIVATES –RS, onde lecionou por 18 anos disciplinas relacionada à agroindústria. Natural de Santa Cruz do Sul chegou ao município de Lajeado no ano de 1977, onde trabalhou na chefia do escritório municipal da EMATER. Exerceu a função de supervisor regional, passou a assistente técnico regional, quando assumiu o trabalho de criação e orientação e agroindústrias na região.

O proponente da homenagem, vereador Círio Schneider (PP), fez questão de destacar a importância do trabalho de Cortez para o desenvolvimento da agricultura e da agroindústria da região. “Graças às orientações, o solo vermelho foi se transformando em áreas produtivas e pudemos desenvolver as propriedades no município”, lembrou.

Durante seu discurso, ainda emocionado, Nilo Cortez, agradeceu a todos pela homenagem. “Saio rindo sozinho de satisfação quando as pessoas me param na rua”, disse ele, ao falar da honraria. Ao longo da fala fez questão de afirmar que os vereadores lhe fizeram um bem danado, mas que nunca trabalhou sozinho.

Data de publicação: 08/04/2016