Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (05/04), na Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, cinco projetos de lei que estavam na ordem do dia foram votados. Além desses, mais três foram incluídos na pauta após acordo de lideranças partidárias. Todas as propostas receberam pareceres favoráveis dos parlamentares.

O plenário autorizou o município a receber doação de uma área urbana de propriedade de Rudolfo Godmeier, localizada no Bairro Universitário. Trata-se de declaração expressa de doação sem ônus para a municipalidade, sendo conveniente ao Município a incorporação da área ao patrimônio público.

Os vereadores aprovaram projetos autorizando aberturas de credito especial de R$ 3.050,21, na Secretaria de Educação, de R$ 2.555,97, na Secretaria da Agricultura e Urbanismo e crédito suplementar de R$ 500.000,00, para manutenção das atividades da Câmara de Vereadores.

Ainda acataram a proposta do Executivo de incluir o 4º Rodeio Crioulo Estadual, que será realizado entre os dias 8 e 10 de maio, no Parque de Eventos, no calendário oficial de eventos do município. Outros dois ofícios acrescentaram dois eventos ao calendário: Corrida da BRF e o 2ª Desafio Valeciclismo de Lajeado.

Por fim, a Casa autorizou o Executivo a repassar auxílio financeiro no valor de R$ 23.980,00 ao Sindicato do Comércio Varejista de Lajeado - SINDILOJAS – para despesas de evento; mais R$ 170.000,00 à Associação Lajeado de Futsal – ALAF; e ainda R$ 48.200,00 à Liga Lajeadense de Futebol Amador – LILAFA.

Eloede Conzatti está de volta ao Legislativo

A ex-secretária de Educação de Lajeado Eloede Conzatti (PT) participou da primeira sessão ordinária na Câmara de Lajeado desde que foi reeleita em 2012. A vereadora retomou a cadeira que estava sendo ocupada pelo suplente Ernani Teixeira (PTB).

Antes, havia passado pelo Legislativo apenas para a posse – afastando-se em seguida para assumir a vaga no primeiro escalão da prefeitura. Ela assumiu também a presidência da Comissão de Justiça e Redação da Casa.

CPI do PAC

Cinco vereadores, Ildo Salvi (REDE), Delmar Portz (PSDB), Adi Cerutti (PSD), Carlos Eduardo Ranzi (PMDB) e Lorival Silveira (PP), assinaram pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As denúncias são de cobranças indevidas, superfaturamentos e falta de fiscalização nas obras.

O grupo agora tem uma semana para indicar os componentes e formalizar a comissão.

Sessão solene

Dia 08 de abril (sexta-feira), a partir das 18h, a Câmara de Lajeado realiza Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Lajeadense ao engenheiro agrônomo, Nilo Kern Cortez. O vereador proponente da distinção foi Círio Schneider (PP).

Data de publicação: 06/04/2016