A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todo o território nacional, oferecendo cursos de qualificação, técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, e programas de pós-graduação lato e stricto sensu.

De 1909 a 2002 haviam sido construídas 140 escoas técnicas no país. Já entre 2003 e 2010 o MEC entregou para a população 214 novas unidades previstas pelo Plano de Expansão.

Entre 2011 e 2014 o Ministério da Educação investiu mais de 3 Bilhões na expansão da Educação Profissional. Temos hoje no país 562 escolas distribuídas em todo o território nacional.

Em Lajeado o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), com sede em Pelotas, também faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

No Câmpus Lajeado o IFSUL formou no ano de 2015 a primeira turma com 17 alunos em Técnico em Administração, e atualmente conta com 3 turmas no curso de Profuncionario, que é uma parceria entre municípios e o instituto. Os 44 alunos deste Programa estão divididos entre as turmas de Técnico em Multimeios Didáticos, Técnico em Alimentação Escolar e Técnico em Secretaria Escolar, e concluem o curso no 2º semestre deste ano. Este ano há também 3 turmas de Técnico em Administração com 102 alunos.

O câmpus Lajeado do IFSUL conta hoje com um total de 21 servidores e localiza-se na Rua Paul Harris, 488, bairro Campestre.

Em 2015 foram desenvolvidos os seguintes projetos de pesquisa e extensão:- Projeto de Pesquisa: Planejamento Estratégico Regional: Estudo de Caso dos COREDES Central e Jacuí-Centro;- Projeto de Extensão: Educação Financeira para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EMEF Campestre de Lajeado - RS;- Projeto de Extensão: Língua Alemã: Oportunidades!;- Projeto de Extensão: Resolução de Problemas Matemáticos na Formação Continuada de Professores do Ensino Médio de Escolas Públicas do Vale do Taquari;- Projeto de Extensão: Resolução de Problemas Matemáticos na Formação Continuada de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Vale do Taquari;

Para 2016 estão previstos também os cursos de extensão:- Curso de comandos elétricos industriais;- Projeto de Extensão: Introdução à Robótica e Automação para alunos da EMEF Campestre;- Projeto de Extensão: Língua Alemã: Oportunidades!;

Para mais informações sobre o IFSUL Lajeado entre em contato pelo 051 92441686

Data de publicação: 05/04/2016