Em sessão ordinária da Câmara realizada excepcionalmente na quinta-feira (11/02), em razão do feriado de carnaval, apenas um Requerimento de autoria do vereador, Delmar Portz (PSDB), que trata sobre o envio de ofício ao Titular da 29ª Zona Eleitoral, Juiz Luís Antônio de Abreu Johnson, pedindo o reforço da Polícia Federal no auxílio da fiscalização da campanha eleitoral das próximas eleições municipais, já que há indícios de desvio de conduta e corrupção eleitoral por parte de dirigentes de partidos, estava na ordem do dia e foi aprovado por unanimidade.

O líder do Governo na Câmara, Ernani Teixeira (PDT), propôs um acordo de lideranças para votar o Projeto do Executivo que autoriza a contratação de operações de crédito, no valor de R$ 4 Milhões, com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, para pavimentação. Mas, o pedido foi negado.

O assunto foi amplamente discutido entre os vereadores. Carlos Eduardo Ranzi (PMDB) alertou que em época de crise a administração deve cortar custos e não fazer empréstimos. Ele questionou as altas taxas de juros. “A taxa de juros proposta é de 6,18% + taxa Selic 14,25%, chegando a juros de 20% ao mês. “No último ano tentar endividar ainda mais esse Poder é ruim”, alertou.

Círio Schneider (PP) afirmou que o projeto é importante porque todos querem calçamento, mas destacou que o governo não pode iludir as pessoas. “Empurrar goela abaixo e endividar os próximos quatro prefeitos não é certo”.  Para ele, o cálculo é fácil: Os empréstimos do PAC e do Badesul, se acrescidos do convênio com o BNDE, custarão quase R$ 60 Milhões ao final de 20 anos, com juros e correção. “Eu não concordo com isso. Pegar dinheiro no banco é a coisa mais fácil, mas o difícil é devolver”, afirmou.

Os vereadores da base governista defenderam a proposta. Sérgio Kniphoff (PT) disse que o empréstimo é importante para evitar problemas de saúde nos moradores. “A aprovação deste projeto vai trazer saúde para centenas de moradores que literalmente comem poeira em Ruas sem pavimentação no município. Estão usando o endividamento do município como desculpa, sendo que metade deste valor será pago pelo contribuinte”, rebateu.

Sérgio Rambo (PT) justificou que o investimento feito com dinheiro do BNDE é menor do que os gastos para manter as estradas de chão que estão em precárias condições. “Todas as empresas pegam empréstimos para construir porque sabem que a despesa compensa”, justificou.

O financiamento no valor de R$ 4 Milhões prevê prazo de 96 meses de amortização, contrapartida do município de 10% e um custo de operação (juros) de 6,18% a.m, mais correção pela taxa SELIC.

O prefeito Luís Fernando Schmidt (PT), já convocou sessão extraordinária para votar a proposta. Será na segunda-feira (15/02), às 18h, no plenário da Câmara.

Data de publicação: 11/02/2016