Retomada de algumas questões e novas demandas discutidas na 20ª Sessão Ordinária

Seguindo o que vinha acontecendo, havia sido agendada reunião com o Secretário do Meio Ambiente antes da sessão desta terça-feira, 16 de maio. Com o cancelamento desta, para posterior reagendamento, a 20ª Sessão teve seu início às 17h. Por motivos particulares, o vereador Sérgio Rambo informou ausência pelo período de quinze dias, quem ocupou sua posição no Plenário foi a suplente Eloede Maria Conzatti.

Nos seus discursos os vereadores retomaram alguns assuntos. O líder de governo Mozart Lopes informou que a iluminação do Parque dos Dick, bastante solicitada nas sessões anteriores, será restabelecida na próxima semana e que o governo aguarda decisão judicial quanto às obras do PAC. Confirmou ainda a realização da rotatória para facilitar o acesso à UPA, com menções positivas dos colegas vereadores, já que a mesma possibilitará o acesso dos ônibus ao local, bastante solicitado pela comunidade.

Outro objeto de discussão foi a exumação dos corpos para obras no cemitério, criticada por alguns vereadores pela forma como ocorreu, porém assentida pelos que a mencionaram, considerada um mal necessário. Com a entrada do projeto 53/2017, que entre outros, abre crédito para compra de área para expansão do aterro sanitário, foi levantada a questão do lixo e busca por alternativas para a o destino do mesmo.

Havia um projeto do Legislativo para votação na pauta do dia, de número 023-01/2017, que obteve unanime aprovação. Este dispõe sobre a publicidade dos contratos de locação de imóveis através de placas com as informações relativas ao contrato, como já ocorre com as obras municipais, com a justificativa de coibir e evitar irregularidades.

Pleitou-se acordo de bancadas para três projetos subscritos pelo Executivo em regime de urgência. Destes, o projeto 55/2017 foi votado e aprovado, autorizando recursos financeiros à Slan. Os outros dois projetos devem ser melhor analisados, o 56/2017 autoriza conceder áreas à Fruki, mas deve-se estudar possível contrapartida, já o 54/2017 abre crédito para aquisição de áreas de terra, já aprovadas na legislatura anterior, porém não efetuada.

Data de publicação: 17/05/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka