Projeto foi aprovado, possibilitando o envolvimento da comunidade no cuidado e manutenção de logradouros

Alteração na lei de adoção de logradouros de lazer e cultura foi aprovada através de projeto do Executivo, com emendas aditivas dos vereadores. Acrescentaram-se possibilidades para locação, podendo-se manter e cuidar de praças, parques, passarelas, monumentos, paradas de ônibus, áreas verdes, canteiros e parklets. Também foi regulamentada a participação de empresas adimplentes e o conteúdo publicitário das placas de contrapartida. Do Executivo aprovou-se ainda a abertura de crédito suplementar que prevê investimentos em educação. O outro projeto aprovado, oriundo do Legislativo, acrescenta a instalação de luminárias e lâmpadas nos postes pelas loteadoras, garantindo a iluminação e mais segurança nos bairros. O veto ao projeto que alteraria a lei que institui o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Lajeado foi aprovado, bem como o requerimento em destaque com Moção de Apoio aos servidores do Judiciário.

O funcionalismo esteve em pauta nos pronunciamentos, abordando-se a atuação dos mesmos, greve dos professores e parcelamentos dos salários. A atuação da Polícia Federal e a Operação Lava Jato foi ressaltada no combate à corrupção. Comentou-se também sobre a reunião da tarde, com a presença do Secretário da Sthas e Coordenadora do Cras que esclareceram sobre a regulamentação dos benefícios eventuais do município, reunião que apresentou o quadro com orçamento e demandas, sensibilizando os vereadores a também buscarem uma alternativa para aumentar os recursos para este fim.

O falecimento de Ney Santos Arruda foi lembrado pelo legado que deixa à comunidade lajeadense. Em sua memória fez-se um minuto de silêncio. Por fim, confirmou-se Sessão Solene em homenagem aos 120 anos do Colégio Madre Bárbara na próxima sessão.

Data de publicação: 13/09/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka