Melhorias para a cidade e temas reclamados pela população na 41ª sessão

Nos pronunciamentos, levantou-se a questão da regulamentação das bicicletas motorizadas, Detran será convidado a explicar regras para sua utilização. A greve dos professores foi novamente abordada com a preocupação quanto ao ano letivo dos alunos e os prejuízos ao aprendizado. Manifestou-se também preocupação com a possibilidade de greve dos policiais. O evento De Volta Ao Passado foi parabenizado pela realização e continuidade da ideia que iniciou no governo passado. O Dia das Crianças foi lembrado solicitando-se atenção à segurança das mesmas.

A capina voltou a ser pauta constatando-se que o serviço está deixando a desejar, líder de governo informou que houveram alguns problemas, mas que serviço de limpeza está sendo realizado e que a empresa está trabalhando também na capina. Já mencionada na sessão anterior, sugeriu-se novamente o leilão de propriedades municipais para arrecadar recursos para o município. Outro assunto recorrente é o trânsito. Vereadores reclamam que os pedidos não são atendidos colocando a comunidade em riso, como o caso da Avenida Amazona no encontro da Avenida Alberto Pasqualini nos horários de pico.

Seguindo a Ordem do Dia votou-se o projeto 102/2017, que autoriza a abertura de créditos para a Câmara de Vereadores e para a Secretaria da Administração (SEAD). A câmara solicita suplementação para a rubrica de equipamentos e material permanente. Também solicita R$ 50.000,00 para execução de repasse para o CDL – sendo que para efetivar o repasse ainda é necessário aprovação de Projeto de Lei que virá do executivo. A suplementação da SEAD visa custear despesas com contratação de empresa para realização de concurso público, contratar empresa para realização de laudos técnicos de segurança e medicina do trabalho e atendimento de contratos já firmados.

O projeto do legislativo CM 075-01/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade do conserto de buracos e valas abertos nas vias públicas no âmbito do município de Lajeado e dá outras providências obteve pedido de vistas pelo líder de governo, já anunciado na Reunião das Comissões. Pretende-se reunir o Secretário de Obras e Serviços Públicos e o gerente da Corsan, Alexsander Pacico, para debaterem o assunto na próxima Reunião das Comissões. Também conforme adiantado na reunião da manhã, o líder de governo solicitou acordo nos projetos 108, 109 e 110. O 108 não foi acordado pela bancada do PT, 0 109 e 110 receberam emendas com correções e foram aprovados criando o programa permanente de atualização cadastral dos servidores públicos municipais ativos e inativos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, denominado censo previdenciário e cadastramento dos servidores e autorizando o Poder Executivo Municipal a ceder uma sala de imóvel do Município para uso da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Data de publicação: 11/10/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka