Reuniões e debates da 50ª sessão

Em reunião exclusiva aos vereadores, o prefeito Marcelo Caumo, o arquiteto Ênio Perin e o secretário de planejamento, Rafael Zanatta apresentaram as informações referentes ao Plano Diretor Lajeado 2040 que serão tema de Audiência Pública na próxima semana. Ressaltou-se a ampla participação da comunidade e entidades e a convergência das informações técnicas dos estudos realizados que resultaram no projeto apresentado. O projeto será disponibilizado aos vereadores para análise e divulgado à comunidade na audiência do dia 13.12 às 19h no Plenário da Câmara.

Ainda antes da plenária do dia, o presidente apresentou aos vereadores a sua ideia para sede da câmara, a qual os mesmos se mostraram favoráveis, porém solicitaram pareceres e informações para a decisão final.

A 50ª sessão do ano, contou novamente com a suplente Caren Luana Castro, que substituiu a vereadora Arilene Dalmoro. Os pronunciamentos abordaram saúde, com forte referência ao projeto que tramita na casa propondo o contrato com a Univates para gestão dos programas de saúde do município. A questão será tratada na próxima reunião das comissões e no dia 12, quando os vereadores visitarão a instituição. Outro assunto tratado com mais evidência foi educação, reforçando-se o convite para a Audiência Pública que ocorrerá no próximo sábado 09.12 às 9h no Plenário da Câmara.

Na Ordem do Dia o projeto 125/2017 do Executivo que autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar recurso financeiro à Univates, destinado às despesas de impressão da obra “Histórias da Imigração na Região” que será distribuída nas escolas municipais, compondo o acervo das bibliotecas para reflexão e consulta de estudantes e professores. A este foi apresentada uma emenda, aprovada por unanimidade, que inclui a informação de “distribuição gratuita” na sua capa. A proposta foi aprovada com quatro votos contrários, Carlos Ranzi, Éder Spohr e Marquinhos Schefer em função do conteúdo da obra e Caren Luana Castro.

Aprovada também resolução que autoriza o Legislativo a custear despesas com café da manhã para o Seminário Estadual de Capacitação Técnica e de Políticas Públicas que a câmara sediará neste mês. Por solicitação do vereador Éder Spohr, foi dado destaque ao requerimento que solicitada a implantação do período de 10 seg na sinaleira em frente ao Genes Work e Shop para a passagem de pedestres.

Por fim foi definida a comissão que atuará na atualização do Regimento Interno e Lei Orgânica. Os vereadores Ildo Salvi, Éder Spohr, Ernbani Teixeira, Waldir Gisch e Nilson Do Arte serão titulares e Sérgio Kniphoff, Paulo Adriano da Silva e Arilene Dalmoro suplentes.

Data de publicação: 06/12/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka