Diretor do hospital esclarece proposta para renovação do contrato para atendimento de urgências e emergências no Hospital Bruno Born

Cristiano Dickel, diretor do hospital, reuniu-se com os vereadores antes da sessão desta quinta (15) para esclarecimentos relativos à proposta para renovação do contrato para atendimento de urgências e emergências no Bruno Born. Mesmo já sendo do conhecimento dos parlamentares a situação histórica do hospital, operando no prejuízo, os representantes da instituição reforçaram o agravamento do quadro com os cortes estaduais e federais que a área vem sofrendo. Mesmo com os recursos municipais, os procedimentos geram um déficit que vem se acumulando. A proposta, que era de 401 mil para custear emergências e sobreavisos, procedimentos cirúrgicos e clínicos e anestesias, passou para em torno de 505 mil. O intuito é não aumentar o déficit existente, buscando-se “empatar”, segundo eles.

Os vereadores receberam um relatório com os procedimentos e valores de 2017 e a proposta elaborada para renovação do contrato. Em sua Explanação, Dickel comparou alguns valores com os praticados na cidade de Estrela, argumentando para a necessidade do aumento para o próximo contrato. O contrato finalizou no fim de 2017 e já obteve duas renovações, com o prazo final em 31 de março. A saúde é um assunto sensível e a explanação contribuiu para conhecimento dos vereadores que devem avaliar o projeto sobre o tema em breve. Reforçou-se a boa relação e parceria do município com a instituição no decorrer dos anos e intenção de contribuir com recursos para os atendimentos.

Data de publicação: 16/02/2018

Créditos: Caroline Trapp Otsuka