Secretário da Saúde, Tovar Grandi Musskopf e o assessor jurídico da Univates, Álex Sandro Herold participaram da reunião das Comissões e esclareceram todas as dúvidas a respeito do processo seletivo para contratação de profissionais para a área da Saúde

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta terça-feira, dia 8, mais uma reunião das Comissões. Na oportunidade, o secretário da Saúde, Tovar Grandi Musskopf e o assessor jurídico da Univates, Álex Sandro Herold trataram sobre o processo seletivo realizado pela Universidade do Vale do Taquari para contratação de profissionais para as Unidades Básicas de Saúde de Lajeado.

De acordo com Herold, o resultado do processo seletivo apontou mais candidatos classificados do que vagas a serem preenchidas, com exceção da prova aplicada aos técnicos de enfermagem, que foram cinco classificados para 17 vagas. “Desta forma, ficou estabelecido que o ponto de corte fosse reduzido em um ponto para que dos 103 inscritos, tivéssemos 29 classificados, podendo assim, preenchermos todas as vagas abertas.”

A solução foi vista de forma positiva pelos vereadores, porém, eles sugeriram que todas as vagas passem pelo ponto de corte (redução de um ponto), tendo em vista que todos devem ter os mesmos direitos dentro do processo seletivo. “É preciso pensar no vínculo que a comunidade tem com esses profissionais e, na medida do possível, mantê-los em suas equipes nos postos de saúde de Lajeado”, argumentou a secretária da Casa, vereadora Neca Dalmoro.

O secretário de Saúde, Tovar Grandi Musskopf disse que tanto a Administração Municipal quanto a Univates teve essa preocupação com os profissionais. “Tanto que o currículo de cada um deles está sendo levado em consideração no momento de distribuição das vagas.” Herold conclui que 40% dos profissionais ligados ao Icos – empresa terceirizada responsável pela contratação dos profissionais até o dia 28 de junho – devem permanecer nas suas funções. “A Univates ofereceu um processo seletivo acessível a todos, sem cobrança de inscrição, justamente para que todos tivessem a oportunidade de disputar as vagas.”

Saiba mais

Os profissionais irão atuar em parte da rede de suporte do município, abrangendo 14 equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família com Saúde Bucal; três Centros de Saúde; Unidades Básicas de Saúde; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); três Centros de Atendimento Psicossocial (Caps); Serviço de Assistência Especializada (SAE); academia de saúde; Farmácia de Medicamentos do Estado e o serviço de Saúde Prisional. O início da atuação dos profissionais está previsto para o mês de junho.

Outros assuntos

Após os esclarecimentos a respeito do processo seletivo, o debate ficou em torno dos PLs: 056 (inclui artigos na Lei nº 6.114, de 29 julho de 1998), 057 (abertura de crédito especial), 058 (abertura de crédito suplementar), 059 (abertura de crédito especial), 060 (abertura de crédito suplementar) e 061 (75% de desconto no IPTU), além do CM 024 (denominação da Rua Marcella Kneip dos Santos, no Bairro Conventos). Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 08/05/2018

Créditos: Carolina Gasparotto