A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 24, mais uma reunião das Comissões. A Sesa ganhou espaço no encontro e falou sobre a campanha de combate ao aedes aegypti.

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 24, mais uma reunião das Comissões. A Secretaria da Saúde (Sesa) ganhou espaço no encontro e falou sobre a campanha de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da doença e de patologias como o Zika Vírus e o Chikungunya. Esteve presente, o secretário Tovar Musskopf; a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi e o coordenador da Vigilância Sanitária, Fernando Diehl.

O secretário da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) conduziu a reunião e fez alguns apontamentos, entre eles, citou a questão de Lajeado possuir entre 45 e 46 mil residências e contar com apenas dez agentes epidemiológicos. “O ideal seria ter um agente para cada mil pessoas.” O emedebista ainda falou da importância de trabalhar a divulgação do telefone disponível para denúncias.

O secretário da Sesa explicou que Lajeado possui dez agentes epidemiológicos, mas que também conta com o auxílio dos 87 agentes de saúde. “Sem contar a ajuda da população que faz essas denúncias pela Ouvidoria da Prefeitura.” A coordenadora da Vigilância Epidemiológica concluiu que o mais importante é sempre controlar a infestação. “Tivemos um caso suspeito de dengue em 2016 e ocorreu com uma pessoa que viajou para a Colômbia, ou seja, foi uma situação que veio de fora.”

Projetos

Durante a reunião das Comissões, os vereadores e assessores discutiram os PLs 063 (autoriza o Poder Executivo a desmembrar o imóvel de matrícula nº 75.626, de propriedade do município), 064 (altera a Lei nº 5.848, de 20 de dezembro de 1996, que institui o Código de Edificações de Lajeado), 065 (abertura de crédito especial), 066 (abertura de crédito suplementar) e 067 (abertura de crédito especial), além do CM 001 (altera a Lei Municipal Nº 5835 de 12 de dezembro de 1996, em seu artigo 29, acrescentando o inciso I ao § 1º, e da outras providências). Acesse todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

 

 

 

Data de publicação: 24/05/2018

Créditos: Carolina Gasparotto

Créditos das Fotos: Carolina Gasparotto

Compartilhe!