Os PLs 069 e 072 foram aprovados por unanimidade. Já o CM 026 teve pedido de vistas feito pela vereadora Mariela Portz (PSDB). A pedido da mesa diretora, o CM 027 foi colocado em votação por acordo de lideranças e foi aprovado.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 19, a 20ª sessão ordinária de 2018. Três projetos estavam na ordem do dia. Os PLs 069 (fica o Poder Executivo Municipal autorizado a realizar obra de reforma da calçada de passeio da Rua Júlio de Castilhos) e 072 (inclui eventos na Lei Municipal nº 10.546, de 27 de dezembro de 2017, que aprovou o Calendário de Eventos do Município de Lajeado para o exercício de 2018) foram aprovados por unanimidade.

Já o CM 026 (altera dispositivos da Lei nº 7.650/2006, que institui o Plano Diretor de desenvolvimento integrado de Lajeado) teve pedido de vistas feito pela vereadora Mariela Portz (PSDB). O pedido foi aceito por todos, com exceção dos vereadores Sérgio Rambo (PT) e Ildo Salvi (Rede). “Ainda não temos o parecer do Copur e acredito que precisamos debater mais esse projeto. Chamar o secretário Zanatta e conversar sobre essa proposta que vai de encontro ao que vemos em cidades do mundo todo”, explicou a tucana.

Na sessão do dia 12 de junho foi a vez do vereador Adi Cerutti (PSD) pedir vistas ao CM 026. Ele solicitou que a nomenclatura das ruas mencionadas como Júlio e Bento fossem ajustadas e descritas de forma completa a fim de evitar confusão com outras vias de mesmo nome. Cerutti afirmou que a Casa precisava de mais tempo para analisar o projeto e que, na sua opinião, ele irá beneficiar uma única empresa.

O CM 026 é de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e autoriza que 100% do subsolo possa ser utilizado para vagas de garagem na Avenida Piraí, no Bairro São Cristóvão.

Acordo de lideranças

A pedido da mesa diretora, o CM 027 (altera dispositivos na Lei Municipal nº 8.739/2011, que  dispõe sobre a Estrutura, Organização e funcionamento do Poder Legislativo, cria o quadro de  cargos, cargos em Comissão e Comissionamentos, estabelece  o Plano de Carreira e Pagamento, e dá  outras providências) foi colocado em votação por acordo de lideranças. O projeto foi aprovado por todos, com exceção do vereador Sérgio Kniphoff (PT). Ele é favor do aumento de salário em caso de existir um concurso público.

Sacolinhas nas goteiras

O suplente de vereador Jones Barbosa da Silva (MDB), o Vavá, assumiu a cadeira de Carlos Eduardo Ranzi (MDB) esta semana. Ele aproveitou a sua fala para reforçar o pedido de reparos no telhado da Escola de Educação Infantil Criança Alegre, localizada no Bairro Santo André. Para driblar as goteiras, a direção colocou sacolas plásticas no teto. “Fiz o mesmo pedido há um ano e até agora nada foi feito.” Ele também participará da sessão da próxima terça-feira.  Antes disso, se reúne com os colegas e secretária da SED, Vera Plein.

Data de publicação: 20/06/2018

Créditos: Carolina Gasparotto