Plenária: Plenária dia 18/08/2020

Situação: Aprovada

Regime de Tramitação: Normal

Data de criação: 30/06/2020

MARCELO CAUMO, Prefeito Municipal de Lajeado, Estado do Rio Grande do Sul,

 

FAÇO SABER que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

 

 

Art. 1º É denominada de Rua Jerivá a rua “C13” no Loteamento Verdes Vales III do Bairro Carneiros e futuros prolongamentos, conforme identificação no mapa que passa a integrar esta Lei.

 

 

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

Sala Presidente Tancredo de A. Neves, 30 de Junho de 2020.

 

 

 

 

Ildo Paulo Salvi

      Vereador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              

MENSAGEM JUSTIFICATIVA

 

 

O popular “coqueiro”, ou Jerivá (Syagrus romanzoffiana) é uma palmeira nativa da Mata Atlântica, e pode ser encontrada em diferentes tipos de florestas, como restinga, floresta ombrófila densa, mata ciliar, floresta estacional semidecidual, mata paludosa e cerrado.

Existem diversas denominações dependendo da região em que se encontra, baba-de-boi, coco catarro, coqueiro, coqueiro-gerivá, coquinho ou jeribá são alguns deles.

Pertence a família “Palmae”, produzindo fruto do tipo “drupa”, sendo que seu interior é de polpa fibrosa, suculenta e doce e no seu centro existe um minúsculo coco de sabor amendoado.

Quando madura, é muito apreciada pela fauna, sendo que a sua produção é praticamente o ano todo o que torna ela apreciada por uma diversidade de aves como papagaios, araras, periquitos, pica-paus....

Seu cacho de frutos atinge até um metro e meio de comprimento sendo farto de coquinhos. A árvore fornece também o palmito para alimentação humana.

Suas folhas são longas, com 2 a 4 metros de comprimento, arqueadas, pendentes, pinadas e com inúmeros folículos

É uma planta de fácil cultivo, sendo cultivada em todo território brasileiro.

Sua madeira, por ser pesada, é de longa duração, tanto que comumente as vemos em brejos ou entorno de açudes. Ela é muito utilizada nas construções rurais como por exemplo no madeiramento de telhados, no paisagismo ornamental e também para fazer reflorestamentos em áreas degradadas. Sua floração ocorre no período de setembro a março. Sua ocorrência acontece nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.

A Embrapa Florestas monitora a fenologia vegetativa e reprodutiva de vinte indivíduos do Jerivá em áreas mistas do estado do Paraná. Uma planta de Jerivá atinge até 20 metros de altura, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro. Sua semente germina em cerca de 100 a 150 dias, tendo um potencial de germinação de 50 a 79%. Tem um crescimento moderado, com uma altura média de 10 a 15 metros, sendo alguns exemplares até mais, e de 30-60 centímetros de espessura. Possui grande resistência no transplante, mesmo quando adulta.

Por solicitação dos moradores, solicitamos o apoio dos nobres pares para a aprovação desta denominação a referida rua.

 

 

 

 

                                               Ildo Paulo Salvi      

     Vereador