Em Sessão Ordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal na tarde de ontem, o principal assunto debatido pelos parlamentares foi a concessão da Rodovia BR386 a iniciativa privada. Anunciada pelo Governo Federal na semana passada, a concessão prevê duração de 30 anos e teria início no ano de 2018. A grande maioria dos Vereadores, em suas explanações, se posicionaram contrários à medida, interpretando como inviável a cobrança, visto que no trecho de Lajeado a capital do Estado, Porto Alegre, por exemplo, está previsto duas praças de pedágios, em Fazenda Vilanova e Montenegro.

Como primeira medida, os Vereadores participarão de Audiência Pública a ser realizada em Porto Alegre no próximo dia 16. A princípio, além dessa, apenas mais uma audiência seria realizada, em Brasília. Os Parlamentares solicitarão a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que realize uma audiência pública também em Lajeado, reunindo autoridades locais a fim de que as reinvindicações locais sejam ouvidas. O Presidente do Legislativo, Waldir Blau, fez um apelo para que o maior número de Vereadores componha a comitiva que se dirigirá a capital na próxima semana. Segundo Blau, “Este é o momento de se posicionar”.

Outro assunto debatido na Sessão de ontem foi sobre o Carnaval em Lajeado no ano de 2017. O Poder Executivo se mostrou contrário à realização, alegando que não há verba e nem tempo hábil para se organizar um evento desse porte. O Bloco dos Palhaços esteve representado no Plenário na pessoa de seu presidente, Darci Possamai, solicitando um aporte de R$ 5.000,00, através de um ofício, a fim de cobrir os investimentos que ainda precisam ser feitos. O Presidente Blau se manifestou dizendo “O Plenário é soberano. Vamos nos reunir o mais breve possível e decidiremos pelo repasse ou não do valor solicitado”.

A próxima Sessão Ordinária ocorre na semana que vem, dia 14/02/2017, às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Lajeado.

Texto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado

Foto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado