Não havendo Ordem do Dia e, consequentemente, nenhum projeto de lei a ser votado na data de ontem, 31/01, a Sessão resumiu-se em debates parlamentares de diversos assuntos que tinham um único objetivo: o melhor para Lajeado e para os lajeadenses. A grande maioria dos Vereadores aproveitou a oportunidade para parabenizar o Município pelo recente aniversário, comemorado no dia 26/01, quando Lajeado completou 126 anos de emancipação.

A mobilidade urbana também foi pauta dos debates. Discutiu-se a importância de existir no Município uma frota de taxi equipada, para prestar o serviço de transporte de pessoas com necessidades especiais de locomoção, visto que essas não conseguem utilizar a frota normal. Cobrou-se, ainda, que a comunidade e os Poderes Públicos pensem nas diferentes alternativas de transportes dentro da cidade, evoluindo e saindo dos padrões tradicionais.

Outra preocupação do Legislativo é com a questões ambientais que envolvem o recolhimento e destinação correta de lâmpadas queimadas à adesão da Câmara Municipal ao Programa Carbono Zero, que consiste em um levantamento da emissão de CO² nas atividades realizadas pela casa, e o plantio de uma certa quantidade de árvores a fim de neutralizar essas emissões.

O cuidado com os animais também voltou a ser pauta na última sessão. Um pedido foi feito ao Poder Executivo, para que acuda o Canil Municipal, visto que este encontra-se em situações precárias e de superlotação, abrigando muito mais animais que a sua capacidade. Ainda, foi encaminhado ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento um pedido para a diminuição gradativa do uso de animais, em especial os cavalos, em atividades exaustivas de recolha de lixo reciclável. O projeto visa acabar com os mau tratos.

Texto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado

Foto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado