A convite do Prefeito Marcelo Caumo e da Vice-Prefeita Gláucia Schumacher, os Vereadores de Lajeado, juntamente com alguns Secretários e Coordenadores da nova Administração, reuniram-se no Gabinete do Prefeito, às 8h dessa segunda-feira, para um café da manhã com o intuito de debater assuntos de interesse de ambos os poderes.

Abrindo a reunião, o Prefeito Caumo explicou as medidas que estão sendo tomadas para desburocratizar os serviços prestados pela Prefeitura e as ações que serão desenvolvidas para fomentar o empreendedorismo. Completou que busca a união do Executivo e Legislativo, para que os possíveis embates ideológicos sejam sempre a favor de Lajeado. Finalizou dizendo: "Vocês representam o povo de Lajeado, sendo assim, têm prioridade de pauta".

Waldir Blau, Presidente da Câmara em 2017, agradeceu o convite do Executivo, frisando que é muito importante esse tipo encontro. “Sabemos que teremos divergências de ideias, mas a comunidade estará sempre em primeiro lugar”. Blau aproveitou a oportunidade para solicitar ao Prefeito que dê andamento a solicitação, feita por parte da Câmara Municipal de Vereadores, de devolução de um terreno que pertence ao Legislativo, mas que hoje está em uso pelo Executivo. O Presidente explicou: “A estrutura que ocupamos hoje, além de limitada, tem um grande custo, como aluguel e manutenção do prédio, que é a própria Câmara que paga. Precisamos pensar em um projeto próprio, que gere economia do dinheiro público em médio e longo prazo”.

De forma geral, os demais Vereadores agradeceram o convite e parabenizaram atitudes como a de Ítalo Reali, coordenador de Ações Comunitárias, que será o elo de ligação entre os dois poderes, participando sempre das Sessões realizadas pelo Legislativo, levando questionamentos ao executivo e trazendo soluções ao Plenário. Todos se mostraram comprometidos em trabalhar pensando no bem do cidadão lajeadense, deixando as ideologias partidárias de lado.

Caumo explicou que está sendo feito um levantamento completo da situação da Prefeitura e que, em breve, compartilhará com os Vereadores e com a população os resultados. A ideia é manter o que foi feito pela Gestão passada, e aprimorar o que for necessário. Gláucia completou dizendo que espera ver os dois poderes, Legislativo e Executivo, fortes e com muita união. Finalizou: “Assim como vocês procuram o Marcelo, também estarei à disposição para eventuais dúvidas e solicitações”. Por fim, Blau explicou que espera que haja novos encontros como esse, e que o próximo seja na Câmara Municipal de Lajeado, com a presença dos Vereadores, Executivo e todos os secretários da nova Administração.

Texto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado

Fotos: Francini Ledur | Prefeitura Municipal de Lajeado