Na noite da última sexta-feira (18), o Legislativo condecorou com o título de Cidadão Lajeadense o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), tenente-coronel Antônio Scussel, e o médico neurocirurgião Marcos Rogério de Castro Frank. A sessão solene foi acompanhada pela prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso, autoridades locais e regionais, militares, médicos, secretários municipais, presidentes de entidades, familiares e amigos dos homenageados.

O título a Scussel foi sugerido pelo vereador Paulo Adriano da Silva, que também propôs o segundo a Frank, juntamente com os vereadores Lorival Ewerling dos Santos Silveira, Delmar Portz e Hugo Vanzin. "Gostaria de agradecer aos vereadores desta Casa por terem tido a grandeza de me homenagear. Lajeado é uma cidade pujante e progressista pelo conjunto de homens e mulheres que trabalham. É um município exemplo e seus cidadãos são exemplares", agradeceu Scussel, falando ainda da integração entre a comunidade e a Brigada Militar, que tem resultado no sucesso da segurança pública regional. Já Frank falou sobre sua chegada no município, o início no atendimento médico, sua entrada no Jornal O Informativo do Vale e sua atuação como professor na Univates. "Se hoje sou um cidadão de fato, devo dizer que de coração já era antes. Aqui fui recebido por braços abertos que bem sabem receber seus forasteiros".

ANTÔNIO SCUSSEL

O comandante do CRPO-VT nasceu em Muçum e reside em Lajeado há três anos. Realizou diversas especializações em cursos militares e civis, participação em seminários e palestras na área da violência, política criminal, justiça e disciplina, trânsito, segurança pública, prevenção criminal, entre outros. Ao longo de sua carreira foi condecorado com 12 medalhas, sendo a última a Medalha da Polícia Ostensiva, categoria Grande Mérito, outorgada pela governadora do Estado, em 2007, além de ter recebido também diversos diplomas e troféus. Entre as ações e projetos realizados já no comando do CRPO-Vale do Taquari, comandou a Operação Férias Tranqüilas, investigações junto ao Ministério Público, Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas – PROERD, além da realização de seminários e a conquista do novo prédio do CRPO.

MARCOS ROGÉRIO DE CASTRO FRANK

Natural de Ijuí, trabalha em Lajeado desde 1995. Primeiramente, na empresa de resgate médico, Anjos de Plantão e hoje, no Hospital Bruno Born, através de atendimentos e cirurgias de mais de 15 mil pacientes, além de manter também um consultório médico no município. Em 1990 lançou seu primeiro livro, uma coletânea de poesias, contos e crônicas, e em 2006 lançou o livro "Sempre aos Sábados". Também faz parte dos colaboradores do Jornal O Informativo do Vale, onde atua como cronista, numa coluna semanal, na edição de sábado e na Rádio Independente, participa, semanalmente, do Programa De Zero a mil. Frank ainda atua como professor de neuroanatomia, na Univates e preside a Academia Literária do Vale do Taquari.

Data de publicação: 22/12/2009