Dez projetos de lei foram aprovados nesta terça-feira (01) pelos vereadores em Lajeado. Na ordem do dia foram votados e acatados os projetos que autorizam incentivo de até 350 horas de máquina ou caminhão, bem como transporte de até 200 cargas de terra para aterro à Vidraçaria Lajeadense que, através de emenda dos vereadores Eloede Conzatti, Sérgio Kniphoff e Antônio Schefer, em contrapartida, permanecerá instalada no município por, no mínimo, cinco anos e ampliará em, pelo menos, oito novas oportunidades de trabalho; incentivo financeiro de R$ 35 mil ao Centro de Tradições Gaúchas Bento Gonçalves para construção da laje do novo galpão da entidade e incentivo de até R$ 2 mil, ou seja, 1,5% do Valor Adicionado Fiscal gerado pela empresa Laje Água Comércio de Materiais de Construção Ltda que, também através de emenda dos vereadores acima, deverá permanecer pelo mesmo prazo de instalação e ampliará em 10 novas oportunidades de emprego.

Também aprovado o projeto que torna permanente a cobrança da contribuição para custeio da iluminação pública, o qual também recebeu emenda do vereador Antônio Schefer que prevê a prorrogação da cobrança em um ano, a contar de janeiro de 2010. Oriundos da Câmara Municipal, foram aprovados os projetos que torna obrigatória a inserção dos dizeres "Diga não às Drogas", de autoria do vereador Sérgio Kniphoff e o que concede o título de cidadão lajeadense ao médico Marcos Rogério de Castro Frank, de autoria dos vereadores Delmar Portz, Paulo Adriano da Silva, Lorival E. dos S. Silveira e Hugo Vanzin.

Através de acordo de lideranças, também foram votados e aprovados, por unanimidade, os projetos que autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 84.005,32 para reformas em calçadas de passeio e de R$ 50 mil para realização de 1 mil exames de mamografia, oriundo do orçamento da Câmara de Vereadores; repasse financeiro de R$ 2.900,00 para a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – Fuvates e, por fim, foi aprovada a autorização do Executivo para firmar convênio com o Sebrae/RS para implantação e operação do Programa de Desenvolvimento Local com base na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

No final da sessão ordinária, fez uso da tribuna a equipe técnica de engenheiros que elaborou o estudo do projeto de circulação de segurança viária e sinalização no município, Adriano Panazzolo, Cristiano Rocha e Zélia d’Azevedo, além do responsável pelo Departamento de Trânsito de Lajeado, Luis Felipe Finkler. A equipe falou sobre os principais problemas detectados no trânsito do município em relação aos acessos e circulação de veículos, explanou sobre o plano de circulação viária proposto ao Executivo e tratamento dos principais pontos críticos existentes.

Data de publicação: 02/12/2009