Cerca de 30 servidores do Legislativo, juntamente com o Departamento de Trânsito de Lajeado, realizaram na manhã do último sábado (21) a primeira blitz de conscientização...



Cerca de 30 servidores do Legislativo, juntamente com o Departamento de Trânsito de Lajeado, realizaram na manhã do último sábado (21) a primeira blitz de conscientização da campanha Trânsito Seguro, organizada pela Câmara Municipal, com apoio do Executivo e Grupo Independente. O ponto escolhido para o início da divulgação foi a Avenida Alberto Pasqualini, nas imediações do Posto Faleiro e Lojas Benoit. Segundo o presidente do Legislativo, Lorival Ewerling dos Santos Silveira, a proposta da Campanha foi muito bem aceita pelos condutores. "Recebemos diversos elogios pela iniciativa, orientamos quanto ao uso do cinto de segurança para aqueles que não estavam usando e parabenizamos os que utilizavam esta proteção. Sabemos que mobilizações como está fazem a diferença na conscientização e educação no trânsito em nosso município", revela.



O objetivo da Campanha é reduzir o índice de acidentes e de mortes em acidentes no trânsito; melhorar  as condições de fluxo de veículos na cidade; ampliar os recursos de segurança no centro e nos bairros; revisar as condições de toda a sinalização na cidade; trabalhar com a cidade a responsabilidade na observância da sinalização, seja como motorista seja como transeunte; alertar para a correlação direitos x deveres no trânsito; incentivar o estudo da legislação de trânsito; avaliar as situações na cidade que possam distrair o motorista (Ex. Poluição visual); incentivar a revisão sistemática dos veículos; alertar motoristas e pedestres infratores através de medidas preventivas; intensificar estudos desde a infância; além de promover uma educação eficaz para o trânsito, envolvendo todos em ações permanentes.



Ainda estão previstas palestras com especialistas em escolas da rede municipal de ensino; veiculação de depoimentos de vítimas de acidentes no trânsito e familiares, dicas corretas para o trânsito seguro e interativas, produzidas pelo Grupo Independente; bem como a realização de mais blitz’s em pontos estratégicos da cidade com o envolvimento de alunos e Parlamento Estudantil. Em 2008, somente na área urbana de Lajeado, que possui circulação diária de cercade 5,5 mil veículos, aconteceram 343 acidentes de trânsito com lesões corporais, 781 com danos materiais e cinco mortes. No município, de maneira geral, no mesmo ano foram registrados 37 óbitos por acidente de trânsito e, neste ano, até o momento, já foram calculadas 18 mortes.

Data de publicação: 23/11/2009

Compartilhe!