A Câmara Municipal, em parceria com o Grupo Independente e Prefeitura Municipal de Lajeado, lançaram na manhã desta quinta-feira (19) a Campanha Trânsito Seguro. Segundo o presidente...



A Câmara Municipal, em parceria com o Grupo Independente e Prefeitura Municipal de Lajeado, lançaram na manhã desta quinta-feira (19) a Campanha Trânsito Seguro. Segundo o presidente do Legislativo, Lorival Ewerling dos Santos Silveira, a missão desta iniciativa é promover a conscientização de pedestres e condutores sobre a importância de respeitar as leis do trânsito.



Entre as metas e objetivos da mobilização está o alcance do maior nível de qualidade de vida para a população, reduzindo o índice de acidentes e de mortes em acidentes no trânsito; melhorando  as condições de fluxo de veículos na cidade; ampliando os recursos de segurança no centro e nos bairros; revisando as condições de toda a sinalização na cidade; trabalhando com a cidade a responsabilidade na observância da sinalização, seja como motorista seja como transeunte; alertando para a correlação direitos x deveres no trânsito; incentivando o estudo da legislação de trânsito; avaliando as situações na cidade que possam distrair o motorista (Ex. Poluição visual); incentivando a revisão sistemática dos veículos; alertando motoristas e pedestres infratores através de medidas preventivas; intensificando estudos desde a infância; além de promover uma educação eficaz para o trânsito, envolvendo todos em ações permanentes.



Algumas ações, segundo Silveira, já foram realizadas como: visitas nos veículos de comunicação para divulgação e cobertura da campanha; visitas em entidades, órgãos competentes de segurança no trânsito, poder público e parceiros; encontro com diretores das escolas municipais para informação e divulgação da campanha nas escolas, promovendo a inserção dos alunos na mesma e apresentação da campanha para os vereadores e possíveis parceiros, a fim de promover a adesão de todos. Ainda estão previstas palestras com especialistas em escolas da rede municipal de ensino; veiculação de depoimentos de vítimas de acidentes no trânsito e familiares, dicas corretas para o trânsito seguro e interativas, produzidas pelo Grupo Independente; bem como a realização de blitz em pontos estratégicos da cidade com o envolvimento de alunos e Parlamento Estudantil.



Lorival ainda apresentou algumas estatísticas de acidentes no município de Lajeado, onde se revelou que, em 2008, somente na área urbana, aconteceram 343 acidentes de trânsito com lesões corporais, 781 com danos materiais e cinco mortes. No município, de maneira geral, no mesmo ano foram registrados 37 óbitos por acidente de trânsito e, neste ano, até o momento, já foram calculadas 18 mortes. "Um dado muito importante também é o número de veículos que trafegam diariamente em nosso município. Cerca de 1.700 carros com placa de Lajeado e 2.800 de outras cidades", lembrou. Por fim, o representante do Grupo Independente, Fabiano Conte, falou sobre a parceria e ações que já estão sendo desenvolvidas e produzidas pelo grupo dentro dos objetivos da campanha e apresentou alguns depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito e familiares que serão veiculados na Rádio Independente e Tropical FM. Também se pronunciaram os secretários de Planejamento, João Alberto Fluck e de Educação, Rejane Ewald, bem como a prefeita municipal, Carmen Regina Pereira Cardoso, que explicaram os motivos da adesão, como parceiros, na mobilização, além da importância da mesma para o nosso município. A primeira blitz será realizada neste sábado, às 9h, na esquina das avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant, próximo ao Posto Faleiro. Em caso de chuva, será marcada nova data para a mobilização.

Data de publicação: 19/11/2009

Compartilhe!