Através do projeto de lei da Câmara Municipal, de autoria do vereador Paulo Adriano da Silva, foi votado e aprovado, por unanimidade, a criação da Semana da Cultura Afro-Brasileira no município. O evento, conforme redação, propõe a realização entre os dias 13 e 20 de novembro, com o objetivo de reviver os feitos e lutas da raça negra e deverá ser organizado numa parceria entre Executivo, Legislativo, Conselho Municipal de Cultura e Turismo e Centro de Cultura Afro-Brasileira. "Nossa intenção é homenagear, valorizando a luta deste povo, deixando registrada a data, comemorada com entusiasmo pela nação Afro-Brasileira, a qual contribui decisivamente para o desenvolvimento do nosso país", explica o autor.

Também na ordem do dia e aprovados os projetos que inclui no Calendário de Eventos, do segundo semestre deste ano, o evento VIII Seminário Regional do Sentinela, a realizar-se no próximo dia 25; o repasse financeiro de R$ 3 mil à Associação de Pais e Amigos da Fundef – APAF para custeio de despesas do Jantar Baile de Máscaras e a criação, no quadro de pessoal contratado, de uma vaga de emprego para Agente Comunitário de Saúde, cinco para Auxiliar de Administração, uma para Médico Veterinário e duas para Técnico de Informática.

Presente na sessão, a secretária municipal de Educação, Rejane Ewald, usou a tribuna para falar sobre as férias nas Escolas Municipais de Educação Infantil. Segundo ela, a situação é mais complexa do que se imagina, pois exige diversos olhares. "As crianças, em algum momento, precisam sair de sua rotina e, nesta hora, entra o papel da família", frisa Rejane, salientando que devemos resgatar a importância da formação da família e da criação de afetos, pois muitos pais acabam direcionando sua responsabilidade para as escolas. Rejane ainda revelou que, se o funcionamento das 23 creches continuasse no período de férias, ou seja, no mês de janeiro, exigiria aos cofres públicos um valor de R$ 472 mil para manutenção. "Isso se tornaria inviável para o Executivo, de acordo com o nosso orçamento", concluiu.

Data de publicação: 18/11/2009