O vereador Sérgio Kniphoff apresentou requerimento na sessão da última terça-feira solicitando informações da Prefeitura, em especial da Secretaria Municipal da Saúde, sobre as razões que levaram a não pleitearem os recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, que permitiriam a instalação de um Caps AD – especializado no atendimento da dependência de álcool e drogas - no município. Matéria publicada em edição do jornal Zero Hora, na semana passada, dava conta de que localidades menores e menos expressivas que Lajeado acabaram contempladas com mais de R$ 250 mil para este fim. Dois dias depois, O Informativo também abordou o assunto, afirmando que nosso município ficou de fora simplesmente pela falta de um projeto. "Não é possível se rasgar dinheiro, ainda mais diante de tantas carências", afirmou Kniphoff. O vereador lembrou ainda que já aconteceram fatos semelhantes, como o das casas populares que deixaram de ser conquistadas. "No início do ano nós alertamos sobre esta necessidade, na Câmara, sem sermos ouvidos. Agora, no mês passado, a Prefeitura tentou apressadamente resolver o problema, tendo faltado tempo para isso", disse ele.

Ainda sobre a questão do Caps AD, Kniphoff afirmou ser contraditório todo o esforço dispendido para garantir repasses de cerca de R$ 12 mil reais para uma clínica privada local que, segundo ele, é justo ser feito, mesmo querendo pagar apenas 90% do custo por paciente, o que desrespeita lei federal, e virar as costas para valores muito maiores oferecidos pelo Governo Federal. "O líder do governo no Legislativo vive reclamando que faltam recursos para investimento em saúde. Assim, nem o esforço constante dele em explicar o inexplicável vai convencer a população que não houve mais esta falha", comentou.

O vereador também solicitou envio de ofício, em forma de moção de apoio, à Coordenadoria da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados, em Brasília, pela aprovação do Projeto de Emenda Constitucional – PEC que prevê o piso salarial nacional de R$ 930,00 e plano de carreira para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Epidemiológicos. Por fim, apresentou projeto de lei que dispõe sobre a normatização, identificação e controle do uso de veículos de propriedade dos Poderes Executivo e Legislativo, bem como os contratados por estes para execução do serviço.

Data de publicação: 12/11/2009