Na manhã desta quinta-feira (05), no Plenário Municipal, foi coordenada pelo presidente do Legislativo lajeadense, Lorival Ewerling dos Santos Silveira, a primeira reunião para regularização dos limites físicos existentes entre Lajeado e os municípios vizinhos: Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Forquetinha e Santa Clara do Sul. Segundo Lorival o assunto já vem sendo tratado há vários meses. "Precisamos definir por onde começar e, em parceria com estes municípios, resolver esta situação", frisou.

De acordo com a representante da Comissão de Assuntos Municipais, da Assembleia Legislativa, Kátia Heemann, é necessário que os municípios envolvidos se mobilizem para correção da lei de divisa correspondente aos mesmos para, por fim, encaminharem um pedido à Assembleia. "É preciso uma articulação política, com o entendimento de todos os partidos e gestores envolvidos", lembrando que após isso será preciso interpretar o texto da lei e, com um mapa, ir até o local destas divisas para ver a situação real dos limites. "Se tiver necessidade da mudança da lei, se fará. O que não pode é existir dúvidas quanto à interpretação da mesma", conclui. Presente no encontro, o vice-prefeito, Sedinei Zen, disse que o interesse do Executivo é solucionar este impasse. "Vamos atrás de mapas e registros históricos para uma definição sem erros", disse, salientando que este problema deve ser resolvido rapidamente, principalmente, devido à futura instalação do Clube Esportivo Lajeadense, que permanece com dúvidas em relação aos limites estabelecidos nos mapas de Lajeado e Cruzeiro do Sul. Participaram também da reunião os secretários de Planejamento, João Alberto Fluck, de Governo, Isidoro Fornari Neto; o deputado estadual Hélio Musskopf; representantes do IBGE, Jones Bianchetti e Gustavo Reginatto; além de assessores parlamentares. O próximo encontro foi marcado com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Muller, para a próxima terça-feira, às 9h, no Executivo cruzeirense.

Data de publicação: 06/11/2009