Na tarde desta quarta-feira (07), o presidente da Câmara Municipal, Lorival Ewerling dos Santos Silveira, participou da coletiva de imprensa, realizada na Promotoria Pública, sobre as novas medidas que devem ser adotadas de prevenção, repressão e tratamento para evitar o avanço do tráfico, consumo e mortes em decorrência ao uso de drogas no município. "De uns anos pra cá existe uma grande diferença no pensamento e atitudes das famílias. O jovem está sem acompanhamento, pois enquanto seus pais estão trabalhando, o filho está sendo adotado pelos traficantes. A lei, infelizmente, beneficia o delinqüente", lamenta, sugerindo que é preciso achar uma forma de aproximação com estas famílias, assim como um incentivo para estes jovens ingressarem no mercado de trabalho ou, devido a pouca idade, se ocuparem através de cursos de profissionalização. A prefeita Carmen Regina Cardoso, em seu pronunciamento, ainda acrescentou que a responsabilidade não parte somente de uma rede integrada. "Precisamos acolher as famílias, mas a responsabilidade se estende a cada um de nós".

O encontro aconteceu devido à sensibilização pela morte do jovem de 15 anos, Fabiano This, ocorrida na terça-feira (06), depois de não resistir à luta contra o vício do crack. Segundo o delegado de Polícia, José Romanci Reis, o jovem já havia sido internado por diversas vezes e estava com medo de ser internado novamente. "Não aceitamos as declarações do vereador Antônio Schefer nos culpando pelo acontecido. Vou instaurar um inquérito onde o mesmo será chamado. Não podemos criar pânico na comunidade, pois trata-se de um fato isolado", revela.

De acordo com o Promotor da Infância e Juventude, Neidemar Fachinetto, é preciso que, neste momento, se preserve a família deste jovem e pediu o apoio e compreensão da imprensa.

Segundo o Promotor Público e coordenador do Fórum de Enfrentamento à Drogadição, Sérgio Diefenbach, o objetivo principal da rede que integra o Fórum é a união, humildade e sinceridade nas ações desenvolvidas. "O episódio não vai servir para pararmos ou iniciarmos algum trabalho, mas sim para fortalecer, pois existe muita coisa a fazer. Já vivenciamos muitas tragédias parecidas vinculadas ao uso de drogas. Não resolvemos a questão sozinhos, precisamos qualificar os três pontos de ação: prevenção, repressão e tratamento", finaliza. Participaram ainda do encontro o secretário da saúde, Renato Specht, a presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes, Ana Brandt, a coordenadora do CAPS Infantil, Cassiana Chemin e os representantes do 22º Batalhão da Brigada Militar, capitão Miguel Schauren e o major Vinícius Renner.

Data de publicação: 08/10/2009