Através de audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (07), cerca de 40 pessoas da comunidade lajeadense participaram do debate, juntamente com os vereadores, sobre a compra ou construção da nova sede da Câmara Municipal. Os trabalhos foram conduzidos por uma comissão, responsável pelo assunto, formada pelos vereadores Waldir Blau, como presidente, Paulo Adriano da Silva, como vice-presidente e Sérgio Kniphoff, como relator.

Os presentes tiveram conhecimento das quatro propostas oficiais apresentadas à comissão e tiveram a oportunidade de opinar sobre cada uma delas. A primeira proposta apresentada foi feita pelo proprietário do Genes Work & Shop, Getúlio Nezello, que oferece a venda de três andares do prédio onde a Câmara Municipal já está estabelecida, num total de 2.874 metros quadrados, orçada em R$ 3,2 milhões. A empresa de Correios e Telégrafos também oficializou sua proposta para a compra do seu antigo prádio, localizado na Rua Marechal Deodoro, na área central da cidade, num espaço de 500 metros quadrados, composto por três pavimentos. Outra sugere a construção no terreno, reservado desde 2008 na antiga Praça Mário Lampert, com espaço de 3,5 mil metros quadrados e, por fim, a proposta do Lions Clube, que oferece a doação de um terreno de 3,2 mil metros quadrados, próximo a Praça da Matriz, sendo a construção condicionada à doação de um andar para a entidade.

As propostas serão novamente analisadas pela comissão que, desta vez, tem a opinião de parte dos munícipes, e deverá ser entregue um relatório no período de 30 dias para os demais edis munido de apontamentos e sugestões levantados durante audiência. Também participaram da audiência os vereadores Lorival Ewerling dos Santos Silveira, Carlos Eduardo Ranzi, Hugo Vanzin, Eloede Conzatti e Giovani Pimentel.

Data de publicação: 08/10/2009