Durante sessão ordinária da Câmara Municipal ocorrida ontem (06), assumiram as vagas de legisladores os suplentes Carlos Eduardo Ranzi, que ficará no cargo por 15 dias em substituição ao vereador Círio Schneider, licenciado por problemas particulares e Giovani Pimentel, que permanece pelo período de 30 dias, na vaga do vereador Ito Lanius, também licenciado para tratar de assuntos pessoais.

Ranzi, que conquistou 383 votos no último pleito, tornando-se quarto suplente, protocolou pedidos ao Executivo sugerindo a realização de uma campanha de conscientização pela limpeza das ruas e avenidas do município, assim como um trabalho com os lojistas para que estes também colaborem com a limpeza das calçadas localizadas defronte aos seus estabelecimentos comerciais. Também solicitou que o mesmo sistema utilizado na Biblioteca Pública Municipal seja implementado nas escolas da rede pública, permitindo o acesso dos alunos em bibliotecas de diferentes escolas, e ainda, neste sentido, parabenizou à Secretaria de Cultura e Turismo pela criação de uma Biblioteca Virtual; sugeriu a transformação em oblíquo o estacionamento do lado esquerdo da Avenida Acvat, a partir da Rua Osvaldo Cruz até a Expedicionários do Brasil; a possibilidade de alargamento do canteiro central na mesma avenida, até o final da Rua Quintino Bocaiúva, no bairro Americano; a colocação de placas indicando o telefone da Agiluz em todos os postes de iluminação pública, bem como um número de cadastro destes locais para facilitar a localização dos mesmos quando solicitada a troca e, por fim, requereu melhorias na Ciclovia, principalmente em relação à iluminação do local, para que este seja aproveitado como ponto turístico no município.

Já Pimentel que conseguiu a sexta suplência da coligação PRB/PSDB com 318 votos, encaminhou pedidos solicitando que o Departamento de Trânsito revise as modificações no estacionamento de motos e veículos na Rua Júlio de Castilhos, na área central da cidade, sugerindo que o mesmo, no que diz respeito à motos, volte a ser adotado nas esquinas da via, bem como a colocação de uma placa única para estacionamento de motos. Ainda à mesma pasta, requereu informações sobre a atuação da mesma nos casos dos usuários que não possuem o bilhete de estacionamento, questionando se essa situação está sendo fiscalizada conforme a Lei Municipal e se estão sendo aplicadas as devidas multas, solicitando também um parecer jurídico do Executivo em relação à algumas situações que envolvem o cumprimento desta lei, no que diz respeito ao estacionamento, no município.

Após a apresentação dos requerimentos dos vereadores, foi colocado em votação e aprovado o projeto de lei que autoriza a abertura de Créditos Suplementar de R$ 393.700,00 e Especial de R$ 420.290,91 para manutenção da frota de veículos, rodovias, escolas de educação infantil, Fundo Municipal de Habitação, Assistência Comunitária, Casa de Cultura e secretarias do Trabalho, Habitação e Assistência Social,  Juventude, Esporte e Lazer e Saúde; ampliação de parques, praças e jardins e construção de muro no Parque do Imigrante. Ainda na ordem do dia foram aprovados os pedidos de vistas da vereadora Eloede Conzatti no projeto de repasse financeiro de R$ 100 mil para a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL na realização do evento Lajeado Brilha e do vereador Paulo Adriano da Silva no projeto, de autoria do vereador Waldir Blau, que institui o Estacionamento Rotativo Pago no município.

Data de publicação: 07/10/2009