A ideia de criação de um Porto Seco no município foi protocolada na última terça-feira (22) pelo vereador Ito Lanius. Segundo ele, devido ao crescimento das frotas de cargas de toda região; ao fato de Lajeado ser pólo de distribuição e redistribuição dos produtos da região; pela circulação de mercadorias e o valor agredado da movimentação; às demandas que serão geradas com a centralização de um centro desta natureza, colaborando  para o aquecimento da economia da área circunvizinha; ao grande número de caminhoneiros autônomos que não possuem local próprio para deixar seus cargueiros; à existência de uma cooperativa regional que vem pleiteando a instalação de um porto seco no Vale do Taquari; à previsão da ampliação da área industrial e, por fim, considerando que caminhões e frotas poderão ser emplacados no município, possibilitando o retorno de impostos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA como parte dos investimentos, é necessário um movimento com alternativas para esta demanda no município e Vale do Taquari. Lanius ainda solicitou, ao Executivo, a elaboração de um projeto de lei visando alavancar investidores da iniciativa privada que possam ser beneficiados, assim como a obtenção de recursos públicos estaduais e federais.

Data de publicação: 24/09/2009