Segundo a última contagem da população, realizada em 2007, Lajeado possui 4.612 idosos. Preocupada com este número, que representa 6,84% da população do município, a vereadora Eloede Conzatti protocolou pedido nesta terça-feira (15), durante sessão ordinária, solicitando que sejam promovidos programas, pelo Executivo ou em parceria, que contemplem essa faixa etária de pessoas. Como sugestão, Eloede destacou a criação de um Lar para Idosos ou Creche, local onde os familiares poderão deixar seus idosos durante o dia e buscá-los no final da tarde, ou ainda durante viagens, quando estes poderão permanecer no local; Centros de Convivência, destinados a permanência diurna, onde são desenvolvidos programas de atividade física, esportiva, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação; bem como a ampliação de vagas em casas geriátricas, sendo o custo mantido pelo município. "Estas necessidades poderão ser supridas de forma direta pelo Executivo ou indireta através de parcerias com entidades já existentes", acrescenta. A vereadora também solicitou a roçada nos arredores do Posto de Saúde do bairro Montanha e a colocação de vidros e grade de proteção junto às janelas do Ginásio da Associação de Moradores do bairro Conservas.

Data de publicação: 17/09/2009