Segurança pública e condições do presídio nas falas da 26ª Sessão Ordinária

O início da sessão se deu com a posse do suplente Rui Olíbio Reinke, o Adriel, substituindo Carlos Ranzi que se ausentará por quinze dias conforme solicitação mediante ofício. Em seus discursos os vereadores em geral manifestaram preocupação com a questão da segurança na cidade após incidentes ocorridos. A mesma se estende à outra questão pertinente, da lotação e más condições do presídio de Lajeado, a qual atribuem grande parte do problema à omissão do governo estadual e registram, como já o fizeram anteriormente, a necessidade de atenção.

Duas leis foram promulgadas pelo vice presidente da casa, Ildo Salvi, a que prevê a utilização de espaços públicos para as práticas de grafite e muralismo e que autoriza o pagamento retroativo de servidores que realizaram a funções de coordenação, direção e supervisão de escolas municipais desde o início do ano. Ildo declarou que pretende promulgar também a lei referente ao estacionamento rotativo se o presidente Waldir Blau abrir mão da sua manifestação.Com oito projetos na Ordem do Dia, aprovou-se autorizar abertura de crédito a secretarias municipais, outros três que propõem alteração na redação de leis foram aprovados autorizando o município a receber doação de paradas de ônibus pela iniciativa privada, a incluir informações sobre licenciamento ambiental nas placas de obras públicas e a adiantar as Gratificações Natalinas dos Conselheiros Tutelares. Autorizou-se ainda o repasse de recursos financeiros à AGAGEL para promoção e organização da 18ª edição da Jornada do Sorvete. Do Legislativo aprovou-se denominar de Rua Jovino Batista da Silva a Rua “A” no loteamento Vivendas do Parque, localizada Bairro Carneiros e de 20 de Março a Rua J, localizada no Bairro Floresta. O projeto que dispõe sobre a divulgação das listagens dos pacientes que aguardam por consultas, exames e cirurgias na rede pública de Lajeado teve pedido de vistas pelo vereador Ildo Salvi. Através de acordo de bancadas, foi aprovada ainda a contratação temporária de professores para três disciplinas do Ensino Fundamental.

Cumprindo a agenda de reuniões, ocorreu antes da sessão o encontro com o Secretário do Meio Ambiente Luis Benoitt que tratou sobre o aterro sanitário e condições de trabalho do mesmo. Sobre o assunto os vereadores aguardam o projeto para ampliação da área com laudo ambiental que valide a proposta. A próxima reunião será com representantes da Central, Secretaria da Saúde e 16ª Coordenadoria Regional de Saúde no dia 05 de julho às 15h.

Data de publicação: 28/06/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka