Decisões da sessão ordinária que teve uso da tribuna pelo 8º Núcleo Cpers

Manifesto contra o parcelamento dos salários dos professores pelo 8º Núcleo Cpers na 39ª Sessão Ordinária. Com uso da tribuna, Gerson Johann e Gilson dos Anjos fizeram um apelo aos vereadores, para que estes solicitem também aos seus deputados apoio pela causa.

Nos seus pronunciamentos, os vereadores saudaram a Univates pela posse da universidade e os organizadores e participantes da Construmóbil pelo evento que realizam.  As votações iniciaram com dois acordos de bancadas, o primeiro autorizando a contratação de 2 professores de Educação Infantil e 4 monitores de creche que garantirão 43 vagas na EMEI Jeito de Criança, viabilizadas através da reforma de salas de aula. O outro autoriza o Poder Executivo a compensar débitos tributários com créditos da empresa P.A.P Consultoria de Investimentos Ltda. O crédito refere-se às obras necessárias para a conclusão do recapeamento asfáltico na Avenida Beira Rio. Da Ordem do Dia aprovou-se a Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, salientando maior valor para reserva de contingência, que deve cobrir possíveis emendas dos vereadores. O outro projeto do Executivo, também aprovado, inclui eventos esportivos no calendário municipal. Sobre o assunto destacou-se que a Lei 13019 limitou o uso dos recursos, de forma que estes possam ser utilizados com a participação da prefeitura nestes novos eventos.

Do Legislativo, o projeto 075 obteve pedido de vistas pelo vereador Fabiano Bergmann. O 062 dispõe sobre a inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino, de forma que atinja gradualmente o mínimo e 30% foi aprovado. A medida já está sendo adotada e se sancionada ficará garantida por lei. O 067, também aprovado, estabelece critérios para a contratação de fornecedores na forma da Lei Ficha Limpa, visando proteger a probidade e a moralidade na administração municipal de Lajeado. As contratações já seguem um cadastro nacional que exige lisura, mas entendeu-se que a lei coibiria a contratação de empresas envolvidas em irregularidades. Por fim aprovou-se o nome Egidio Stein para rua localizada no Bairro Conventos.

Data de publicação: 27/09/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka