Pronunciamentos e votações abordam problemáticas municipais

A Construmóbil, encerrada no fim de semana, foi evidenciada nos pronunciamentos dos vereadores. Também se elogiou o evento realizado pelo Motoclube, o primeiro no espaço junto ao Parque de Eventos, que foi um sucesso em público e organização. O vendaval e temporal do domingo também foi comentado, pelos estragos causados e principalmente no atendimento das concessionárias no fornecimento de luz. A Certel foi elogiada pelo pronto atendimento, enquanto que a RGE foi criticada pelo atendimento e demora no reestabelecimento do serviço. Lamentou-se o incêndio na empresa BRF, que é de suma importância para a economia e geração de empregos. Outro assunto bastante discutido nas sessões foi novamente pauta, a questão dos quebra-molas e elevadas no trânsito, reclama-se o não atendimento dos pedidos dos vereadores.

As votações do dia iniciaram com os projetos do Executivo. Com aprovação do projeto 086 autorizou-se o Poder Executivo a converter multa de invasão de recuo de jardim em fornecimento de materiais, mão de obra e construção de estrutura com capacidade para colocação de 04 (quatro) caixas de fibra de 25.000 (vinte e cinco) mil litros, no Bairro Conventos. A conversão de multas em prestação de serviços como este será pauta da próxima reunião das comissões que terá a presença de representantes do executivo para explicarem o critério para análise destas questões. Outra aprovação reconhece como de utilidade pública uma área de preservação permanente de propriedade do Município, permitindo o licenciamento e construção da sede do Corpo de Bombeiros nesta área com localização estratégica para o deslocamento. A sede é uma necessidade da corporação e atende ao interesse público, de forma que esta autorização conta com a colaboração da guarnição no quesito ambiental.

Aprovada ainda abertura de crédito suplementar e especial ajustar os saldos das dotações da folha de pagamento dos funcionários da Secretaria de Educação e utilizar recursos do programa Brasil Carinhoso, que consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da educação infantil - apoio devido aos municípios que informaram, no censo escolar do ano anterior, a quantidade de crianças de 0 a 48 meses matriculadas em creches públicas conveniadas com o poder público, cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família. Também aprovado o serviço de terraplenagem e revestimento primário com saibro e lastro de brita na propriedade de Edemar Immich, que realiza com recursos próprios a Aldeia de Natal, fomentando o turismo municipal nesta época.

Do legislativo três projetos tiveram pedido de vistas, o que dispõe sobre a divulgação das listagens dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública do Município (052), com pedido do presidente; o que regulamenta a circulação de veículos de tração animal nas vias do município (047) com vistas de Sérgio Rambo e o que disciplina a circulação e sinalização de veículos de tração humana com vistas de Mariela Portz. As demais propostas foram aprovadas nomeando três ruas da cidade: Celso Antônio Horn, no Jardim do Cedro, João Jorge Hexsel, a Rua “E” do Loteamento Imobiliária Lajeado e a rua F, do mesmo loteamento no Bairro Conventos, de Cyro Straatmann.

 

Data de publicação: 04/10/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka

Créditos das Fotos: Caroline Trapp Otsuka

Compartilhe!