O presidente da Casa, vereador Eder Spohr (MDB) esteve, nesta segunda-feira, dia 23, na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer-RS). Na oportunidade, conversou com o diretor de Operação Rodoviária, engenheiro Walter Machado, a respeito da falta de segurança na ERS-413 e na RST-453. Também participaram da reunião, o assessor parlamentar do deputado Edson Brum (MDB), Daniro Goetze e o assessor de Spohr, Ivan Hagemann.

Por meio de ofícios, Spohr solicitou a colocação de redutores de velocidade na ERS-413, a fim de proporcionar mais segurança nos trechos de acesso às ruas Danton de Bem Stumpf (Bairro Moinhos D’Água) e Érico Weber (Bairro São Bento). “É necessário fazer a sinalização de segurança em toda a extensão da via, pois não há acostamento e nem calçada de passeio”, explica.

Como representante dos moradores das duas localidades na Câmara, mas também como morador do Bairro Moinhos D’Água e, portanto, conhecedor do problema, Spohr alerta que há grande circulação de veículos e pedestres no trecho por se tratar de acessos aos bairros e também por ser passagem para a cidade vizinha Santa Clara do Sul.

O presidente também aproveitou a oportunidade para solicitar a instalação de lombadas eletrônicas próximas aos quilômetros 27 e 28 da RST-453. “Precisamos de melhorias na sinalização do trecho devido a grande procura pelos moradores da cidade, que sofrem, diariamente, perigos no local.” Spohr salienta que o trecho possui grande circulação de estudantes devido a escola existente e também por ser a principal entrada e saída do Bairro Floresta.

Desfecho

Conforme o diretor de Operação Rodoviária do Daer-RS, é preciso abrir um processo para cada uma das solicitações e, após, realizar um estudo técnico nos locais para verificar o número de acidentes nas rodovias e o indicativo de gravidade de cada um deles, entre os anos de 2015 e 2017. “Precisamos seguir a instrução normativa existente na resolução 396 do Contran.”

Machado explica que com o estudo técnico em mãos é possível fazer o projeto para contratar o serviço. “As lombadas eletrônicas são instaladas onde há circulação de pessoas e os pardais onde não há.” Desta forma, o engenheiro afirma que a solicitação no trecho da RST-453 será atendida de forma mais rápida por ser de competência da EGR e na ERS-413 será um pouco mais demorada porque a demanda do Daer é bem maior e se estende por todo o Rio Grande do Sul.

Antes da despedida, com os protocolos em mãos, Spohr foi informado que as melhorias devem ser feitas no prazo de três a cinco meses.

Data de publicação: 24/07/2018

Créditos: Carolina Gasparotto