A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 23, mais uma reunião das Comissões. O principal assunto tratado foi a possibilidade de fechamento do Banco de Sangue de Lajeado. Participaram do encontro, o coordenador da 16ª CRS, Ramon Zuchetti e o secretário da Saúde, Tovar Musskopf. Por e-mail, a representante do Hemovale, Roberta Lazzaretti, explicou que devido ao seu período de férias não poderia se fazer presente, mas se colocou à disposição para tirar dúvidas, caso haja interesse, no dia 6 de novembro, quando retorna ao trabalho.

Presidida pelo secretário da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), a reunião teve por objetivo tirar todas as dúvidas dos vereadores a respeito do que pode ocorrer com o Banco de Sangue de Lajeado. “O atendimento segue normalmente. Não haverá descredenciamento e o Hemovale não vai fechar”, respondeu o coordenador da 16ª CRS ao primeiro questionamento.  A respeito do prazo para fechamento, divulgado nas redes sociais, Zuchetti rebateu: “se houvesse o prazo de 60 dias como foi dito, hoje o Hemovale não estaria mais aberto”.

Ranzi pediu que o coordenador explicasse para todos o que, de fato, ocorreu até o momento. “O Estado tem tentado regularizar a situação desde 2017, pois não existe contrato algum, exceto via decisão judicial, mas há dificuldade na parte jurídica, visto que o Hemovale possui dois CNPJs”, relatou Zuchetti. E acrescentou: “o Hemovale entrou com uma ação judicial contra o Estado, exigindo 1 mil bolsas ao invés das 700. O Governo ganhou a ação e agora estuda uma forma de contrato”.

Musskopf garante que existe, sim, uma preocupação por parte da Secretaria da Saúde, pois o Hemovale é responsável pelo atendimento a 22 municípios da região. “Fui atrás dessa situação, pois a reunião foi feita apenas com as diretorias dos hospitais. Queremos participar dessa discussão. Temos uma reunião agendada para o início de novembro.”

Projetos liberados

Os PLs 125 (altera a Lei nº 10.676, de 21 de agosto de 2018, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2019), 132 (abertura de créditos especiais à Sead, Seplan e Sthas) e 134 (autoriza o Poder Executivo a realizar serviços de patrolamento, limpeza e lastro de brita em imóvel particular) foram liberados para votação. O Jurídico da Casa deu parecer pela ilegalidade para o veto ao CM 037 (institui o Dia do Evangélico, no Município de Lajeado/RS). Confira os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 23/10/2018

Créditos: Carolina Gasparotto