Participaram como convidados, o secretário de Saúde, Tovar Musskopf; a coordenadora da UPA, Úrsula Jacobs; o diretor administrativo e financeiro da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Leandro Barcelos e o assessor Jurídico da FGV.

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 20, mais uma reunião das Comissões. A principal pauta foi o PL 160 (autoriza o Poder Executivo a celebrar contrato com Univates – Universidade do Vale do Taquari). Participaram como convidados, o secretário de Saúde, Tovar Musskopf; a coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Úrsula Jacobs; o diretor administrativo e financeiro da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Leandro Barcelos e o assessor Jurídico da FGV; além do procurador do município, Natanael dos Santos.

Na oportunidade, os representantes da FHGV esclareceram as dúvidas dos vereadores sobre o encerramento do contrato de administração da UPA e garantiram que nenhum funcionário será lesado com a mudança proposta pelo Executivo. “Lamentamos que isso aconteça, mas todos os profissionais podem ficar tranquilos quanto aos seus direitos, pois todos receberão sua indenização. Esse procedimento faz parte da administração da Fundação”, afirmou Barcelos.

Os vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Neca Dalmoro (PDT) e Ildo Salvi (Rede) mostraram preocupação quanto ao futuro dos profissionais contratados pela FGV, devido a aproximação das festas de fim de ano e a incerteza de não saber se começarão o novo ano empregados. “É preciso permitir que haja um prazo de transição de três ou seis meses para que essas pessoas possam se organizar e também cumprir os seus contratos. Não se pode passar uma régua e colocar outras pessoas no lugar das que lá estão hoje”, defendeu o vereador Salvi.

O secretário Tovar garantiu que a Univates manterá os profissionais que hoje integram o quadro de funcionários da Fundação por um período. Entretanto, a Universidade ainda não fez este comunicado aos funcionários. “Todos estão apreensivos. Eu também não sei como será a partir do dia 15 de janeiro, mas até lá precisamos atender a comunidade da melhor forma possível”, desabafou a coordenadora da UPA.

Projetos liberados

Os PLs 161 (abertura de crédito especial à Seosp) e 162 (altera a Lei nº 10.330, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal de Lajeado) foram liberados para votação. Os demais projetos em tramitação na Casa serão debatidos na reunião das Comissões da próxima quinta-feira, dia 27.

Na oportunidade, o procurador do município, Natanael dos Santos irá esclarecer todas as dúvidas referentes ao PL 157 (dispõe sobre o Sistema de Transporte Público Coletivo de passageiros por ônibus no Município de Lajeado/RS).

O debate desta quinta-feira foi conduzido pelo secretário da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB). Confira todas as matérias na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 20/12/2018

Créditos: Carolina Gasparotto