A secretária de Educação, Vera Plein e o secretário da Fazenda, Guilherme Cé participaram do encontro e tiraram todas as dúvidas a respeito da contratação de professores e monitores para as escolas de educação infantil, reformas nas instituições (PL 012).

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 14, a segunda reunião das Comissões de 2019. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), conduziu o debate. A secretária de Educação, Vera Plein e o secretário da Fazenda, Guilherme Cé participaram do encontro e tiraram todas as dúvidas a respeito da contratação de professores e monitores para as escolas de educação infantil, reformas nas instituições (PL 012) e andamento da fila de espera para as vagas nas Emeis.

Conforme Vera, a previsão da Prefeitura é que até o mês de março haja o fechamento do quadro de professores e monitores das Emeis. Na oportunidade, também falou sobre o grande investimento em pequenos reparos em diversas escolas de Educação Infantil durante todo o ano de 2018 e lamentou o ocorrido com a Emei Criança Alegre, do Bairro Santo André.

“Tivemos, sim, um atraso na obra. Os trabalhos foram iniciados no dia 10 de dezembro com previsão de término para o dia 10 de fevereiro, o que não ocorreu, infelizmente.” A secretária explicou que, às vezes, o mais barato não compensa. “Eles baixaram em 30% o preço e venceram a licitação, mas não entregaram o serviço da forma estabelecida”, desabafou.

O PL 012 (abertura de crédito especial à SED para reparos nas escolas da rede municipal) foi liberado para votação e pode ser colocado na ordem do dia, na sessão ordinária da próxima terça-feira, dia 19, pela presidente Neca Dalmoro (PDT). Conforme Vera, várias Emeis e Emefs carecem de reformas, por isso a importância da matéria ser aprovada o mais breve possível.

Demais projetos

Ainda na pauta de hoje, os PLs 001 (autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Direito Real de Uso de dois terrenos urbanos à Associação de Moradores do Bairro Hidráulica), 006 (autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Direito Real de Uso de uma área de terrenos urbana à Associação de Moradores do Bairro Montanha), 015 (abertura de crédito especial à Seosp – devolução de saldo do capeamento da Avenida Benjamin Constant) e 016 (abertura de crédito especial à Seosp – devolução de saldo do capeamento da Rua João Abott).

Também os CMs 001 (denomina de Rua “Adriano Jacó Mallmann” uma via Pública localizada na Cohab, no Bairro Moinhos), 005 (denomina de Rua Elmo Grooders a Rua A, localizada no Loteamento Boa Vista, bairro Conventos), 006 (denomina de Praça  Nilberto Etgeton uma Área Pública localizada no Bairro Olarias) e 008 (acrescenta parágrafo único ao artigo primeiro da Lei nº 7917/07 que “institui a galeria de fotos dos ex-prefeitos”).

Projetos liberados

Além do PL 012, também foram liberados para votação os PLs 001 e 006; e CM 008. Os demais projetos serão analisados pelo Jurídico da Casa enquanto aguardam alguns documentos para serem anexados e, após, voltarão ao debate. Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 14/02/2019

Créditos: Carolina Gasparotto