O PL 038, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari, para implantação da Unidade Básica de Saúde Universidade, segue em tramitação na Casa.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 30, mais uma reunião das Comissões. O secretário da Comissão de Justiça e Redação, vereador Sergio Rambo (PT) conduziu o debate. Na pauta, o PL 038 (autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari, para implantação da Unidade Básica de Saúde Universidade). Participaram como convidados o secretário da Saúde, dr. Cláudio Klein; a diretora da Sesa, Leise Rocha e a coordenadora da UBS Universidade, Patrícia Müller.

Durante o debate acerca da importância do projeto ser aprovado, a coordenadora da UBS Universidade relatou que dos 2351 atendimentos médicos feitos (de janeiro a abril de 2019), 1414 ocorreram à noite, ou seja, 60% dos atendimentos foram feitos até 22h, o que confirma a necessidade do local receber investimentos para se efetivar como mais uma opção de atendimento à comunidade lajeadense. “Queremos que Lajeado veja a UBS Universidade como um suporte.”

A UBS Universidade está localizada no prédio 22 da Univates e um dos questionamentos feitos pelos vereadores foi a respeito da isenção de cobrança de estacionamento para pacientes. Após amplo debate, Patrícia explicou que essa situação pode ser vista junto à Reitoria. Por outro lado, garantiu que todos os automóveis possuem a tolerância de 20 minutos, ou seja, tempo suficiente para entrar e deixar a pessoa que procura pelo atendimento. O projeto não tem data para ser votado.

Outros projetos

Além do PL 038, o vereador Ildo Salvi (Rede) aproveitou a reunião de hoje para falar sobre os projetos de sua autoria e que estão em tramitação na Casa. Os CMs 029 (institui no Município de Lajeado, RS o dia municipal da Fibromialgia, e dá outras providências) e 030 (institui no Município de Lajeado, RS a inclusão das pessoas diagnosticadas com Fibromialgia, a serem atendidas nas filas prioritárias e a estacionar em vagas regulamentadas para deficientes, e dá outras providências) ainda não têm data para serem votados.

Na sessão de logo mais, o líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP) deve pedir acordo para o PL 033 (inclui ação na Lei nº 10.446/17 (PPA) e na Lei nº 10.676/18 (LDO) e autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial), que já foi a Plenário, mas recebeu pedido de vistas devido à falta de documentos e segue em tramitação na Casa. Acesse: https://bit.ly/2IklN45 e confira cada um dos projetos acima na íntegra.

Data de publicação: 30/04/2019

Créditos: Carolina Gasparotto