A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira, dia 2, mais uma reunião das Comissões. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) conduziu o debate. A pauta do encontro foi o Plano Diretor Lajeado 2040. Conforme acordado, todas as reuniões das quintas-feiras serão reservadas para a discussão do projeto, que é visto como prioridade na Casa.

Durante o encontro, muitas sugestões foram dadas. Com a palavra, o vereador Sergio Kniphoff (PT) afirmou ser conhecedor de boa parte do projeto devido a participação de sua esposa de forma ativa na execução do mesmo. “Foram realizadas mais de cem reuniões para se chegar a esse conteúdo final. Acredito que o melhor caminho seja convidar para o debate quem fez parte dessa elaboração.” Desta forma, o petista sugeriu que entidades como o Sinduscon e Seavat participassem da reunião da próxima quinta-feira, dia 9.

Na visão do assessor do vereador Paulo Tori (PPL), Jean Tasca existem muitas informações que necessitam de esclarecimentos. “Quero entender, por exemplo, o porquê o Arroio Encantando e Saraquá não integrarem as áreas especiais. Precisamos prestar muita atenção nas áreas que serão preservadas dentro do novo Plano Diretor.” Na mesma linha de raciocínio, o morador do Bairro Santo Antônio, Pedro Weber garantiu que os moradores estão descontentes com alguns pontos do projeto, entre eles, o que trata sobre a instalação de empresas na região em que reside há 32 anos. “Somos contra algumas mudanças. É preciso sentar e ouvir a comunidade.”

Estratégia

Após muitas sugestões, Ranzi lembrou os colegas que a reunião de hoje precisava definir como será feito o estudo do projeto por parte dos vereadores. “Precisamos sair daqui com uma estratégia; se vamos dividir os 211 artigos e trabalhar a partir disso ou se vamos primeiro ouvir a comunidade para descobrir quais são os seus anseios.” Em seguida, por sugestão da presidente Neca Dalmoro (PDT), o grupo começou a chegar a um acordo. “Penso que seria melhor pegarmos um quadrante e esgotar todas as dúvidas.”

“Sou a favor de analisar por bairros, pois cada bairro tem suas características e necessidades”, acrescentou o vereador Marquinhos Schefer. “Concordo, porque não dá para comparar um com o outro, cada um tem suas prioridades. O que pode ser bom para o Centro pode não ser para São Bento ou para a comunidade do Centenário”, concluiu o vereador Eder Spohr (MDB).

Em seguida, ficou definido que o estudo dos vereadores será feito a partir dos bairros. Desta forma, todos os moradores poderão participar das reuniões e dar suas sugestões. Na próxima quinta-feira, dia 9, será a vez de tratar sobre os cinco primeiros bairros que integram o quadrante Centro (Sul – direção Norte): Nações, Morro 25, Jardim do Cedro, Santo Antônio e Conservas.

Data de publicação: 02/05/2019

Créditos: Carolina Gasparotto