A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira, dia 13, sessão solene para entregar a Comenda Doutora Regina Aesse Nöthen à presidente da ONG Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais (Apama), Ana Rita da Silva Azambuja.

“Uma mulher guerreira, batalhadora, que literalmente arregaça as mangas em prol da causa animal e que, sem sombra de dúvidas, merece esta láurea instituída em 2013 pelo Legislativo para homenagear mulheres que se destacam ou destacaram em suas áreas de atuação em prol da comunidade lajeadense”, destacou a presidente Neca Dalmoro (PDT).

Além da presidente, o vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) também foi proponente da homenagem. Ele, que é um grande parceiro da Apama há anos, elogiou o trabalho desempenhado pela amiga e ressaltou que a láurea é o resultado da fé de Ana, que nunca deixou de acreditar que era possível. “O voluntariado tem que ser exaltado e destacado.”

Representando o prefeito municipal, o secretário do Meio Ambiente, Luis André Benoitt agradeceu o empenho e a parceria com a Apama. Também aproveitou a oportunidade para citar o trabalho de outras entidades e pessoas que auxiliam a Sema no recolhimento de cães abandonados e vítimas de maus-tratos.

Bastante agradecida com a homenagem dos vereadores Ranzi e Neca, Ana mostrou algumas imagens de cães recolhidos e cuidados pela Apama. Também ressaltou a importância do trabalho feito a várias mãos por todos os voluntários e empresas parceiras e, por fim, convidou a todos para conhecer a sede da ONG e se juntar nessa grande corrente pelo bem dos animais. “Se todo mundo fizesse um pouco a sua parte, o mundo seria diferente. Eu faço a minha.”

Como tudo aconteceu

Ana nasceu no dia 2 de janeiro de 1972, no município de Júlio de Castilhos e, desde criança, tinha vontade de fazer algo que não fosse somente para si. Mesmo sendo de família carente, percorria bairros pobres todos os sábados para visitar famílias e entregar pães e bolachas que sua mãe fazia. Cursou Magistério, mas não concluiu. Assim, passou a trabalhar na área financeira e administrativa. Por motivos pessoais, precisou abandonar a carreira profissional.

Buscando fazer algo que contribuísse para a sociedade, passou a ajudar animais que, em sua visão, podem mudar a vida das pessoas e serem um grande exemplo de amor, perdão, compaixão, amizade, respeito, refletindo essa ajuda também nas pessoas e na saúde pública.

Em 2014, fundou a ONG Apama e abriu a sua casa para abrigar cães resgatados de abandono ou vítimas de maus-tratos, inclusive auxiliando a própria Secretaria do Meio Ambiente no atendimento e recolhimento de animais. Atualmente são abrigados cerca de 250 animais na sede da Apama, que já realizou a doação de mais de 3 mil cães.

Sessão ordinária

Antes da sessão solene, os vereadores fizeram os seus pronunciamentos e votaram quatro projetos. O PL 066 (disciplina sobre a atuação do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores e dispõe sobre a criação de políticas de proteção e controle populacional de animais no Município de Lajeado) recebeu projeto substitutivo do vereador Ranzi e, por isso, o líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP) pediu vistas para que possa analisar com calma as alterações feitas pelo colega emedebista. O Executivo encaminhou ofício para retirada do artigo 89.

Já os PLs 077 (autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial) e 078 (autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial) foram aprovados por unanimidade. Após, o líder de Governo pediu acordo para o PL 084 (autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público de quatro monitores de creche) e todas as bancadas foram favoráveis e aprovaram o projeto.

Próxima sessão

A presidente Neca convocou a próxima sessão para o dia 20 de julho. Estão na ordem do dia o PL 074 e os CMs 047, 059, 063, 064, 065 e 067.

Data de publicação: 14/08/2019

Créditos: Carolina Gasparotto