O ponto alto da tarde foi a manifestação de um grupo de servidores públicos estaduais, formado principalmente por professores, que durante todo o pronunciamento da vereadora Mariela ficaram de costas para a parlamentar, exibindo cartazes, faixas e livros.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 3, a 45ª sessão ordinária de 2019. Cinco projetos estavam na ordem do dia, sendo que quatro foram aprovados por unanimidade e um recebeu pedido de vistas. Mas, o ponto alto da tarde foi a manifestação de um grupo de servidores públicos estaduais, formado principalmente por professores, que durante todo o pronunciamento da vereadora Mariela Portz (PSDB) ficaram de costas para a parlamentar, exibindo cartazes, faixas e livros.

Após divulgação de vídeo em suas redes sociais, a representante da comunidade lajeadense voltou a defender a proposta de reforma enviada pelo Governo à Assembleia Legislativa e foi vaiada pelo público presente.

Votação dos projetos

Os PLs 130 (autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial) e 131 (altera a Lei nº 10.853, de 06 de agosto de 2019, que denomina Rua Jacó as ruas “J” e “F”, localizada entre o loteamento (IV) e loteamento (V), no Bairro Santo Antônio) foram aprovados por unanimidade.

Os CMs 091 (denomina de Rua Egídio Christiano Weisheimer a Rua B, localizada no loteamento Vera Cruz, no Bairro Olarias) e 092 (Denomina de Rua Enedina Nunes a Rua E, Localizada no loteamento Vera Cruz no Bairro Olarias), ambos de autoria do vereador Sérgio Rambo (PT), também foram aprovados por unanimidade.

Já o CM 045 (Altera a Lei Municipal nº 9251/2013, a qual dispõe sobre a inserção de textos nos carnês de IPTU e dá outras providências), de autoria da vereadora Mariela Portz (PSDB), recebeu pedido de vistas do colega Mozart Lopes (PP).

Sem acordo

O vereador Adi Cerutti (PSD) não deu acordo para o PL 132 (autoriza o Poder Executivo a custear despesas com o pagamento de até 12 (doze) estagiários para os órgãos de segurança pública e Poder Judiciário). O projeto foi liberado pelas Comissões na reunião desta terça-feira, dia 3, e o líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP), solicitou o apoio das bancadas para que ele pudesse ser votado ainda nesta semana.

Com a negativa de Cerutti, o PL 132 foi um dos projetos colocados na ordem do dia da próxima sessão ordinária, que será realizada no dia 10, às 17h, antes da sessão solene, que inicia às 18h.

Projeto retirado

Durante a sessão, o vereador Nilson Do Arte (PT) retirou o CM 078 (altera dispositivos da Lei Municipal nº 10.424 de 29 de Junho de 2017).

Tribuna livre

O secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli e o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner usaram a tribuna livre na sessão desta semana. Na ocasião, falaram sobre as suspeitas de adulteração de rastreadores dos veículos do Departamento e também sobre a criação do Departamento de Inteligência de Lajeado.

Próxima sessão

A presidente Neca Dalmoro (PDT) convocou a próxima sessão ordinária para o dia 10 de dezembro. Na ordem do dia estarão os PLs 094, 118, 132, 133, 134 e o veto ao CM 076. Após, a partir das 18h, haverá sessão solene para entrega de três títulos de Cidadão Lajeadense.

Data de publicação: 04/12/2019

Créditos: Carolina Gasparotto