A 17ª Sessão Plenária, realizada nessa terça-feira (26/5), aprovou dois projetos PL 049/2020 e Projeto de Resolução 02/2020. Os vereadores encaminharam questões importantes para a comunidade.

A 17ª Sessão Plenária, realizada hoje (26/4), de forma remota, aprovou o Projeto de Lei 049/2020 (Autoriza o poder Executivo Municipal a receber, na forma de dação em pagamento, dois imóveis) e o Projeto de Resolução 02/2020 (Anula a votação do parecer da Comissão de Justiça e Redação exarado junto ao Projeto de Lei CM 019/2020, efetuada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado, no dia 19/05/2020), este, aprovado por unanimidade.

POSTOS DE SAÚDE - No início da sessão, as manifestações dos vereadores, mais uma vez, voltaram-se para a questão recorrente da reabertura dos postos de saúde dos bairros Conservas e Morro 25. O sofrimento das pessoas que são obrigadas a buscar atendimento de saúde em outros bairros, foi o motivo primeiro, apontado pelos vereadores para que o governo municipal retome, com urgência, os serviços nas duas unidades.

Ainda, referente aos postos de saúde que estão em funcionamento, os vereadores têm recebido reclamações da comunidade, como encaminhamento para outras unidades, que não a de sua referência, tendo como justificativa a pandemia.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e agilizar o processo de reabertura dos postos de saúde, ficou acordado que o secretário municipal da Saúde, Cláudio Klein, será novamente convidado a reunir-se com os vereadores, em reunião virtual, ainda nesta semana.

CESTAS BÁSICAS – Os vereadores cobraram agilidade na entrega das cestas básicas à comunidade mais carente. Até agora, a prefeitura adquiriu apenas 1000 cestas básicas, de um total de 2.900 unidades previstas para utilização de R$ 175.000,00 (cada cesta básica ao valor de R$ 60), valor doado pela Câmara Municipal de Lajeado para a comunidade carente. Assim, está pendente a compra de 1.900 cestas básicas. Em torno de sete a oito mil pessoas em situação de vulnerabilidade, em Lajeado, aguardam as doações. Cinco mil inscritas no CadÚnico.

Reunião das Comissões será presencial

O presidente Lorival Silveira (PP) anunciou o retorno das Reuniões das Comissões de forma presencial. Ele salientou, entretanto, que, em função dos cuidados que exigem o momento, em função da pandemia do coronavírus, a sessão não será aberta ao público, e os participantes deverão seguir todos os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde). As pessoas que pertencem ao grupo de risco, poderão participar de forma virtual. A reunião inicia às 8h30min.

A próxima Sessão Plenária foi convocada pelo presidente Lorival Silveira (PP) para a próxima terça-feira (2/4), às 17h. Segue a transmissão da sessão virtual, ao vivo, na página da Câmara Municipal de Lajeado, no Facebook.

Data de publicação: 27/05/2020

Créditos: Aline Schmidt