Na 41ª Sessão Plenária, os (as) parlamentares aprovaram Moção de Repúdio, contra a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 41ª Sessão Plenária, realizou-se na terça-feira (10/11), de forma presencial, seguindo todos os cuidados de prevenção do coronavírus: distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel 70°, ambiente ventilado e número reduzido de pessoas para evitar aglomeração. Após a manifestação dos (as) parlamentares, e a aprovação das matérias previstas na ordem do dia, os presentes rezaram uma Ave Maria como homenagem póstuma a Douglas Luís Cetolin (24), candidato a vereador, falecido no domingo (8/11), que estava em tratamento de uma pneumonia bacteriana no Hospital Bruno Born (Hbb).

Nas manifestações dos edis, constou sempre palavras de apoio aos colegas no pleito em andamento, além de solicitações em prol da comunidade nas áreas do transporte público, saúde e infraestrutura. Vereadores e vereadoras aprovaram Moção de Repúdio à privatização do Sistema Único de Saúde (SUS), com algumas alterações na versão inicial. O documento será enviado às Câmaras de Vereadores da região, para que as mesmas encaminhem ofício aos deputados federais, repudiando qualquer proposta do governo federal, que possibilite tal ação.

Também foi aprovado o Projeto de Lei CM 065/2020 (Dispõe sobre a fixação do subsídio mensal do Procurador Geral do Município de Lajeado, para a Legislatura 2021/2024), por unanimidade. O juiz e diretor do Foro de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson (56), foi homenageado pela atuação no município. Johnson deixará o posto para assumir de juiz-corregedor no Tribunal de Justiça em Porto Alegre (TJ-RS). Os parlamentares sugeriram a entrega de uma placa de reconhecimento ao juíz, como agradecimento pela atuação em Lajeado, principalmente, em prol das minorias, crianças e adolescentes.

A próxima sessão plenária foi convocada pelo presidente Lorival Silveira (PP) para o dia 17/11, a partir das 17h, seguindo as normas de prevenção da Covid-19. A Reunião das Comissões acontecerá na segunda-feira (16/11), a partir das 14h.

Data de publicação: 11/11/2020

Créditos: Aline Schmidt