Rita de Cássia Quadros da Rosa e Mara Lúcia Crestani Göergen compareceram ao plenário da Câmara nesta segunda-feira (12/04).

A reunião convocada pelos vereadores trouxe à Câmara, nesta segunda-feira (12/04), a atual presidente e a ex-presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado (SPML), para prestarem esclarecimentos sobre a dívida contraída pelo Sindicato junto à Cooperativa e Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo LTDA. (Unimed).

Mara Lúcia Crestani Göergen, atribuiu as dificuldades financeiras do sindicato à inadimplência e problemas administrativos. Disse também que se sente tranquila porque em momento algum pensou em prejudicar os professores.

Na sequência os vereadores ouviram a atual presidente do SPML, Rita de Cássia Quadros da Rosa, que informou sobre a situação financeira atual do Sindicato e pedir apoio para aprovação do Projeto de Lei Nº 031-01/2021, em tramitação, que autoriza a Prefeitura a repassar à Unimed o valor de R$ 343.300,06 para fins de quitação dos débitos que o Sindicato possui com a cooperativa.

Segundo mensagem justificativa que acompanha o Projeto, o sindicato solicitou auxílio ao município para quitação dos débitos relativos à falta de pagamento das mensalidades de seus associados.

Conforme informado pela Cooperativa, até a data de hoje, encontra-se em aberto uma dívida no valor de R$ 415.943,46. Foi proposto pela Cooperativa o desconto de R$ 72.643, caso o pagamento seja realizado de forma única. Dessa maneira, o valor final de quitação do débito decresce para R$ 343.300,06.

Em contrapartida, o município ficará autorizado a suspender os repasses ao SPML, até que seja atingido o montante do valor repassado à Unimed.

Data de publicação: 13/04/2021