Ao longo do mês estão programadas ações com o intuito de sensibilizar a população e ampliar o debate sobre a importância da doação de órgãos.

Para comemorar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que acontece no dia 27 de setembro, a Câmara Municipal de Lajeado promoverá eventos durante o mês. As ações irão integrar a programação alusiva ao Setembro Verde, dedicado à conscientização sobre o assunto. O verde é adotado como a cor símbolo da doação de órgãos em todo o mundo.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

No dia 31/08, terça-feira, às 19h30 min, ocorrerá a cerimônia de abertura da Campanha Setembro Verde, no Plenário da Câmara. É a primeira vez que o Legislativo estará à frente de uma programação referente ao tema. O evento contará com a presença de autoridades, entidades representativas e profissionais da área da saúde. Uma homenagem especial será prestada à equipe médica composta pelo urologista Ernany Bender Júnior e nefrologistas Rosane Gravina e Nara Pimentel, responsáveis pelo primeiro transplante de rim realizado no Hospital Bruno Born, em 1998.

AÇÕES PREVISTAS PARA O MÊS DE SETEMBRO

DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO -
No dia 22/09, quarta-feira, das 10h às 15h, será realizada ação de conscientização e distribuição de material informativo (folders), na Rua Júlio de Castilhos, esquina com a Rua Saldanha Marinho, em parceria com a Secretaria de Saúde.

INSTALAÇÃO DE FAIXAS - Também como parte da campanha, foram feitas Faixas da Campanha Setembro Verde para serem fixadas nos principais acessos à cidade.

CAMINHADA VERDE - As ações para conscientizar a população lajeadense sobre a importância da doação de órgãos seguem no dia 25/09, sábado. Nessa data, será realizada a Caminhada Verde (camisetas temáticas), com saída da Casa de Cultura, às 09h, seguindo pela Rua Júlio de Castilhos até o Posto Faleiro. A ação especial está programada para envolver os servidores do Legislativo, pacientes transplantados, familiares de doadores e apoiadores da causa. Toda comunidade está convidada a participar da caminhada. O objetivo do evento é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS - Artistas locais estão apoiando o movimento Setembro Verde, promovido pela Casa Legislativa. Maiara Cristina e Rogerinho, idealizadores do Projeto Som das Cores que usa a música e outras manifestações artísticas para ajudar o próximo, irão promover intervenções artísticas e apresentações musicais sobre a temática ao longo da programação.

PALESTRA: Conscientização sobre a importância da doação de órgãos - No dia 27, data em que se celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, também está prevista uma palestra. A intenção dos organizadores é reunir transplantados, familiares de doadores, pacientes em fila de espera e profissionais ligados a serviços de transplantes. Detalhes a definir.

Data de publicação: 27/08/2021