Uma das matérias aprovadas na sessão ordinária desta terça-feira (31/08), na Câmara de Vereadores de Lajeado, foi o PL nº 069-01/2021 que autoriza a contratação temporária de sete profissionais, sendo três fiscais de planejamento, um engenheiro civil, dois arquitetos e um auxiliar de administração, a serem lotados na Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan). A necessidade das contratações decorre de solicitação da Seplan para suprir a demanda de trabalho e o acúmulo de serviços. O reforço no quadro deve agilizar a análise e a liberação de projetos protocolados nesta Secretaria.

O plenário ainda aprovou o PL nº 067-01/2021, que autoriza a abertura de Crédito Especial para a Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, no valor de R$ 99.949,20, que visa a aplicação do saldo do recurso recebido para ações emergenciais destinadas ao setor cultural através da Lei Aldir Blanc.

Após acordo articulado pelo líder de governo, vereador Mozart Lopes (PP), foi incluído na pauta e posteriormente aprovado o PL N° 075/2021 que autoriza o Executivo a realizar a contratação temporária de um monitor de creche, a ser lotado na Secretaria da Educação. A necessidade da contratação decorre de solicitação da Secretaria e será realizada para atender demanda criada a partir da abertura de uma nova turma junto à EMEI Risque e Rabisque.

Requerimentos em Destaque

Por fim, os vereadores aprovaram cinco requerimentos que receberam pedido de votação em separado na sessão anterior.

Requerimento n° 1.170/2021 - Solicita ao Executivo/Expresso Azul de Transporte S/A, que em todas as paradas de ônibus existentes no município, seja feita a colocação de placas contendo os horários disponíveis e as rotas que os mesmos fazem, pois isso facilitaria para todos, tendo em vista que poderiam se organizar melhor. Autoria do vereador Antônio Marcos Schefer (MDB).

Requerimento n° 1.176/2021 - Solicita ao Executivo que estude a possibilidade de instituir Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Especificamente no caso do setor público, a informatização dos serviços proporciona inúmeros benefícios, tais como: a democratização do acesso à informação; ampliação da prestação de serviços por meios eletrônicos; economia de tempo e eliminação de filas para o cidadão; transparência nas ações governamentais; redução de custo para a administração pública; melhor qualidade nos serviços prestados; melhoria e ampliação do relacionamento com a sociedade e com outros níveis de governo; disponibilização aos gestores públicos de informações atualizadas, confiáveis e com rapidez aos gestores públicos e que auxiliem na tomada de decisão. Autoria da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB).

Requerimento n° 1.183/2021 - Solicita que seja enviado convite ao zootecnista da Emater Regional Lajeado, João Alfredo de Oliveira Sampaio. O objetivo é usar o espaço da TRIBUNA LIVRE, na sessão ordinária da Câmara, para tratar dos seguintes assuntos: as águas do rio Taquari; o repovoamento com alevinos no rio Taquari; a presença de palometas no rio Taquari. Autoria do vereador Deoli Graff (PP).

Requerimento n° 1.185/2021 – Solicita ao Executivo/Empresa Compacta Blocos de Concreto, que conforme citado no item 001, do contrato n° 116/2015, trata sobre a coleta de lixo, que seja feita a limpeza no entorno das lixeiras públicas. Autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB).

Requerimento nº 1200/2021 - Solicita o envio de Ofício em forma de Moção de apoio à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017, que prevê o aumento de 1% do FPM de setembro, escalonado ao longo de quatro anos. Autoria do vereador Adriano Rosa dos Santos (PSB).

Todos as matérias legislativas citadas no texto estão disponíveis para consulta no site da Câmara (https://lajeado.rs.leg.br). A próxima sessão ordinária será realizada quinta-feira, dia 09/09, a partir das 17h, com transmissão AO VIVO pelo Facebook.

Data de publicação: 01/09/2021