Câmara de Lajeado lança campanha para incentivar a doação de órgãos.

“O Show tem que Continuar”. Com essa chamada, o Legislativo lançou a campanha para sensibilizar a população quanto à importância da doação de órgãos.

A abertura oficial da programação ocorreu nesta terça-feira (31/08), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado.

O Presidente da Casa, vereador Isidoro Fornari, abriu o evento agradecendo a parceria do Executivo para a concretização da campanha e parabenizando os homenageados. “É uma satisfação mostrar a importância que essa campanha tem para cada um de nós”, frisou.

O Secretário Municipal de Saúde - Cláudio Klein, destacou que para a efetivação da doação é necessário a autorização da família e, assim, as campanhas possibilitam a discussão do tema em casa, dando maior visibilidade à causa.

A vice-prefeita -  Gláucia Schmumacher, pediu licença para homenagear o vereador Lorival Silveira, que há dois anos recebeu um transplante de coração. “Lorival, nós estamos vivendo o teu sonho”, disse emocionada. Gláucia parabenizou a Câmara pela iniciativa e disse ter a certeza de que a campanha vai trazer bons frutos.

Uma homenagem especial foi prestada à equipe médica responsável pelo primeiro transplante de rim realizado no Hospital Bruno Born, em 1998, quando uma menina de 13 anos, que fazia hemodiálise, recebeu o órgão do pai vivo.

A nefrologista Nara Pimentel, destacou a capacidade técnica do Hospital Bruno Born em todo processo do transplante de rim: “É muito importante para nós, que trabalhamos com transplante, conversar sobre isso e mostrar que temos toda estrutura aqui em Lajeado e com pessoas extremamente capacitadas. Obrigada por terem lembrado de nós”, finalizou.

A médica nefrologista Rosane Gravina, lembrou que no início existia muita dificuldade de entendimento sobre a morte cerebral mas que, atualmente, muitas famílias já manifestam espontaneamente o interesse no processo de doação de órgãos muito em razão das campanhas de sensibilização como a que está sendo realizada pela Câmara. “Nós não podemos parar! É uma atitude louvável. Doar é amar o próximo e poder propiciar a essas pessoas uma qualidade de vida melhor”, ressaltou.

O médico urologista Ernany Bender Júnior não pode comparecer e foi homenageado por meio do Presidente da Sociedade Beneficência e Caridade Lajeado - Hospital Bruno Born (HBB), João Batista Gravina e de seu Diretor Executivo -  Cristiano Dickel.

Um agradecimento especial foi feito aos voluntários que se dedicaram à decoração da Câmara, Adilene Leofller, e também à Maiara Cristina Bauer e Rogério Schimdt, idealizadores do “Projeto Som das Cores”, pelas intervenções artísticas e apresentações musicais temáticas realizadas ao longo da cerimônia.

AÇÕES PREVISTAS PARA O MÊS DE SETEMBRO

No dia 22/09, quarta-feira, das 10h às 15h, será realizada ação de conscientização e distribuição de material informativo (folders) na Rua Júlio de Castilhos, esquina com a Rua Saldanha Marinho, em conjunto com a Secretaria de Saúde.

No dia 25/09, sábado, uma Caminhada Verde (camisetas temáticas), com saída da Casa de Cultura, às 09h, seguindo pela Rua Júlio de Castilhos até o Posto Faleiro. A ação especial está programada para envolver os servidores do Legislativo, pacientes transplantados, familiares de doadores e apoiadores da causa. Toda comunidade está convidada a participar da caminhada e a contribuir para sensibilização das pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

Data de publicação: 01/09/2021

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes