reúne dezenas de pessoas no Centro No mês de setembro a conscientização da população acerca da importância da doação de órgãos e prevenção ao suicídio é intensificada.

Dezenas de pessoas participaram na manhã do último sábado (25/09) da Caminhada Verde e Amarela, promovida pela Câmara Municipal de Lajeado em conjunto com a Secretaria de Saúde de Lajeado. O objetivo da atividade foi de conscientizar a comunidade sobre a prevenção do suicídio e incentivar a doação de órgãos.

Dados

O Brasil possui hoje 53.218 pacientes na fila por um transplante de órgãos. A maioria (31.125) aguarda para receber um novo rim. Em seguida, vem a fila por um fígado (1.905). No país, estão registradas, ainda, 365 pessoas à espera de um coração e 259 de um pulmão.

O número total alcança 19.115 pessoas que aguardam por um transplante de córnea que, embora seja considerada um tecido e não um órgão, e que o procedimento seja, muitas vezes, considerado não eletivo.

Como funciona a doação de órgãos?

Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos.

No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

Fonte: Agência Brasil

Data de publicação: 27/09/2021