O apicultor Júlio Marques de Quadros destaca a relação entre a mortalidade de abelhas e aplicação de venenos para formigas.

Pouco antes do início da sessão desta terça-feira (19/10), a tribuna da Câmara foi ocupada pelo apicultor Júlio Marques de Quadros, que solicitou o espaço para falar sobre o uso indevido de agrotóxico com efeito nocivo e direto às abelhas.

Durante sua explanação, destacou a importância das abelhas para o meio ambiente e a necessidade de ações de conscientização para combater o desaparecimento dos insetos.

O apicultor relatou que tem observado que as abelhas estão sumindo devido a contaminação por veneno usado para matar formiga. "A população está matando as abelhas sem saber. Algumas delas são atingidas pelo inseticida, retornam adoecidas e contaminam toda a colmeia", explica.

Segundo ele, apesar do esforço individual, não vem conseguido avançar no trabalho de proteção das abelhas. Por isso, pediu apoio do Legislativo e se colocou à disposição dos interessados para ministrar, gratuitamente, palestras educativas nos bairros e nas escolas.

Data de publicação: 20/10/2021

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes