Acordo entre os líderes de bancadas permitiu a votação de três propostas que não estavam na pauta.

Na sessão da Câmara de Lajeado desta terça-feira (15/03) os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 026-02/2022, que autoriza o Município de Lajeado a doar ao Estado do Rio Grande do Sul uma área localizada no bairro São Cristóvão para construção de uma Central de Polícia.

Antes da sessão, os parlamentares receberam uma comitiva formada pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Giancarlo Bervian, secretário de Segurança, Paulo Locatelli, delegada regional, Shana Luft Hartz e pelo delegado titular da Polícia Civil de Lajeado, Márcio Moreno, com objetivo de apresentar a proposta e pedir urgência na votação.

De acordo com a delegada, após o aceite do Legislativo, a intenção é buscar recursos do Estado para executar a construção do prédio. “Lutamos contra o tempo porque sem a doação não conseguimos avançar na melhora da polícia na nossa cidade”, explicou.

Atualmente, quatro das cinco Delegacias de Polícia localizadas em Lajeado atendem no prédio localizado no centro, em área inundável, o que além de dificultar ou impedir o acesso nos dias de cheia, também contribui para seu péssimo estado de conservação.

Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Lei nº 021-02/2022 que autoriza o Executivo a realizar contratações temporárias, de um secretário de escola e um monitor de creche, a serem lotados na Secretaria Municipal de Educação. As contratações visam à substituição de servidores afastados.

O plenário também acatou com uma emenda apresentada pelo vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), o Projeto de Lei n° 020-01/2021 que autoriza o Executivo a firmar convênio para prestação de mútua colaboração entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) e o Município de Lajeado. Dentre os objetos da celebração, consta a disponibilização de servidores, viaturas e combustível em anos de eleição. Uma emenda apresentada pelo vereador Marcio Dal Cin (PSDB) que previa ressarcimento aos cofres do município foi rejeitada.

Ainda na sessão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei CM nº 018-02/2022, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a concessão de vale alimentação no valor de R$ 200,00 aos servidores concursados do Poder Legislativo.

Pedido de Vista

Duas proposições tiveram votação adiada após aprovação de pedido de vista. O primeiro, Projeto de Lei n° 018-02/2022, que autoriza a abertura de Crédito Especial Especial para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura - SEDETAG, no valor de R$ 96.630,00, foi solicitado pelo vereador suplente Sérgio Rambo (PT). Já o segundo, Projeto de Lei CM n° 015-02/2022, que revoga as Leis Municipais que especifica, proposto pela Comissão Especial de Revisão Legal, foi solicitado pelo vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB).

Suplente

Logo após a abertura da sessão plenária o presidente da Câmara, Deoli Graff (PP), deu posse ao suplente de vereador, Sérgio Rambo (PT). Ele prestou juramento e assumiu por três dias a vaga do vereador titular Sérgio Kaniphoff (PT), afastado para tratamento de saúde.

Requerimentos em Destaque

Por fim, os parlamentares aprovaram requerimentos ao Executivo Municipal solicitando aumento da metragem mensal de capina mecanizada, providências em relação a manutenção das Câmaras Mortuárias, entre outros.

Todas as matérias legislativas citadas estão disponíveis para consulta no site da Câmara (https://lajeado.rs.leg.br). A próxima sessão ordinária será realizada na terça-feira, dia 22/03, a partir das 17h, com transmissão AO VIVO pelo Facebook e YouTube.

...............

Data de publicação: 16/03/2022