Em prol do combate à dengue, a Câmara aprovou projeto de lei que visa intensificar o combate a proliferação do mosquito vetor.

O município de Lajeado está em situação de emergência em saúde pública, em razão do surto de dengue associado a infestação pelo mosquito aedes aegypti – transmissor dos vírus da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Em prol do combate à dengue, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei que visa intensificar o combate a proliferação do mosquito vetor, autorizando o Poder Público contratar de forma emergencial 10 agentes epidemiológicos, para atuar no setor de vigilância ambiental, da Secretaria de Saúde.

O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, tramitou em regime de urgência, sendo aprovado por unanimidade.

A transmissão da dengue acontece através da picada do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre alta e manchas vermelhas no corpo.

Para ajudar a controlar a proliferação dos mosquitos em nossas casas, medidas simples podem ser adotadas, como, por exemplo, substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tapada; cobrir reservatórios de água, como as piscinas; remover do ambiente todo material que possa acumular água.

Ficou com dúvida? Entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Prefeitura de Lajeado pelo fone/whats: 98035-9360.

É o Poder Legislativo integrado a campanha de combate à dengue no município de Lajeado!

Data de publicação: 02/05/2022

Créditos das Fotos: Divulgação