O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas atende mais de 50% dos alunos no estado.

A Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado recebeu nesta quinta-feira (26/05), a visita de uma comitiva formada por representantes do Comung – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

O grupo se reuniu com o presidente da casa, vereador Deoli Gräff (PP) e os três vereadores que integram a Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social. Ana Rita da Silva Azambuja (MDB) – presidente; Márcio Dal Cin (PSDB) – Relator; e Marquinhos Schefer (MDB) – membro.

A rede de Universidades Comunitárias do RS é formada por 14 instituições de ensino superior, entre elas, a Univates. O consórcio atende mais de 50% dos alunos universitários gaúchos, oferecendo mais de 600 cursos de graduação.

As Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias estão buscando apoio de todas as esferas políticas para ampliar o diálogo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A principal reinvindicação é que parte do orçamento da educação seja destinado ao custeio de bolsas de estudo para atendimento a estudantes com dificuldade de custear os estudos da educação superior.

O presidente da Câmara elogiou a iniciativa do Comung e, junto aos demais parlamentares, assumiu o compromisso de propor ao plenário o envio de uma Moção ao Governo do Estado para pleitear a aplicação de recursos do orçamento no ensino universitário.

Também participaram da reunião, a secretária executiva do Comung em Brasília, Jaira Puppim, e a coordenadora do Parque Tecnológico da Univates, Cintia Agostini.

Data de publicação: 26/05/2022